Um dia depois, Fachin será o relator de denúncia contra Renan

20/05/2015 09:47 - Voney Malta
Por Voney Malta

Depois de ter o seu nome aprovado pelo plenário do Senado Federal para ocupar a cadeira que era do ministro Joaquim Barbosa, Luiz Fachin já sabe que irá assumir todos os processos do atual presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski.

Entre eles está a denúncia contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) por peculato, falsidade ideológica e uso de documento falso. O presidente do Senado foi denunciado em 2013. Este caso refere-se ao suposto uso de dinheiro de uma empreiteira para pagar a pensão de uma filha que teve fora do casamento.

Há quem diga que Renan Calheiros comandou a tentativa de derrubar a indicação de Fachin no Senado. Dos 81 senadores votantes, 52 votaram a favor do juiz e 27 foram contrários. Após a aprovação o novo ministro do STF usou o tom político ao afirmar que o presidente do Senado foi neutro na condução do processo.

No Supremo os ministros elogiaram a aprovação de Luiz Edson Fachin. Citaram que chegou a ter a sua indicação ameaçada pelos senadores com o objetivo de retaliar a presidente Dilma Rousseff, mas que enfrentou as críticas com altivez.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..