Eleição antecipada?

18/05/2015 23:27 - Omar Coêlho
Por redação

Começo a me preocupar com os rumos das eleições da OAB/AL, que acontecerão em novembro. Pois, a busca pelo poder faz com que principalmente aqueles que não tem caráter comecem a usar de meios rasteiros, visando macular imagens de colegas, que circunstancialmente estão em lados opostos. Faço referência ao vídeo "satírico" que circula nas redes sociais, de humor duvidoso. Imagine se alguém capaz de tal ato chegar um dia a dirigir uma entidade como a OAB?

 

Ademais, a suposta "sátira" utiliza o símbolo oficial da Ordem, o que torna necessária às providências da atual diretoria, quanto à autoria do vídeo. A última eleição da Ordem foi marcada por “grampos” criminosos, denúncias irresponsáveis, montagens, que culminaram maculando a imagem da instituição. Se não fosse a apuração efetiva do Conselho Federal da OAB, da Polícia Federal, com a participação do Ministério Púbico Federal, posteriormente, do Ministério Público Estadual e a decisão final do Judiciário, de que sequer existiu tentativa de crime, quanto mais de crime propriamente dito, até hoje poderia pairar qualquer dúvida quanto ao pleito e seus participantes.

 

Portanto, os pré-candidatos e seus grupos precisam ter a real dimensão da entidade que pretendem presidir e preservar acima de tudo sua imagem e força na sociedade. Meditem se vale a pena baixar o nível, sob o pífio argumento de obter votos, porque já está provado de que essa prática não é aceita pela maioria dos eleitores, que rechaçam essas atitudes mesquinhas e de qualidade questionável.

 

Outro fato que me parece preocupante, envolve parte da própria diretoria da OAB/AL, ao levar ao horário nobre da TV, em intervalo do Jornal Nacional, uma propaganda sobre o lançamento do processo eletrônico na entidade. É do conhecimento público, o quanto é caro uma propaganda desse tipo, e sabemos que a OAB sobrevive exclusivamente da receita de suas anuidades.

 

Depois de mais de 2 anos distanciados da sociedade e da maioria dos advogados, trazê-la à mídia por um fato normal, de extensão limitada, dando continuidade a um processo iniciado em nossa gestão, quando digitalizamos todos os documentos da entidade, não justifica tal gasto e nunca seria realizado se estivéssemos distantes do período pré-eleitoral.

 

Publicidade gratuita é importante para sociedade. No entanto, pela respeitabilidade da advocacia seria necessário um discurso contra as absurdas ações criminosas na Operação Lava Jato e tantas outras que estouram Brasil afora; defender a advocacia e seus integrantes dos ataques ao exercício profissional; aos tapumes que voltaram ao fórum da Capital e tantos outros fatos silenciados.

 

Portanto, começo a temer pelo precoce início da campanha e pelo que ele já antecipa. Aos advogados e às advogadas, sugiro que analisem esses fatos com cautela e preocupação, pois a Ordem é muito maior do que todos nós. A OAB é um patrimônio inquestionável da cidadania nacional e precisa ser resgatada! Esse, sem dúvida, é o desejo da sociedade alagoana.

 

Até a próxima!

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..