Acadêmicos, estudiosos e especialistas da Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Nutrição participam neste sábado (16), a partir das 8h, no Hotel Hitz Lagoa da Anta do Seminário A ELA como ELA é. O evento está sendo coordenado pela Associação Dr. Hemerson Casado Gama, cujo presidente leva o seu nome. De acordo com o ele, na ocasião será lançada a Força Tarefa Alagoana de combate à Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
“Entre as atividades do grupo está o levantamento de estatísticas da doença no Estado, por meio de uma metodologia que envolve consultas telefônicas, redes sociais, consultas a órgãos do governo estadual e municipal e busca ativa pelos municípios”, ressaltou, Hemerson Casado, diagnosticado com a ELA em agosto de 2012, levando-o a querer saber mais sobre a doença, tratamento e o número de portadores em Alagoas.
“Além disso, o grupo formado por estudantes de medicina das quatro faculdades alagoanas, junto com profissionais e alunos dos cursos já citados, além de cuidadores e estatísticos, vão fazer uma profunda revisão literária para descrever a situação da ELA no mundo”, reforçou o médico cirurgião cardiovascular. Segundo ele, após identificar os pacientes, os profissionais farão uma avaliação clínica para saber o estágio da doença, avaliar os exames diagnósticos e os tipos de tratamento aos quais os portadores vão se submeter.
Após esta avaliação, explica Hemerson Casado, os pacientes serão acompanhados no Hospital Universitário, Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Hospital Arthur Ramos e a Santa Casa de Maceió. “Depois vamos editar um manual de boas práticas para profissionais de saúde com orientações para pacientes e familiares dos portadores da ELA. Esta é uma iniciativa inédita no Brasil e deve servir de exemplo para outros Estados”.
Entre os palestrantes do evento estão o neurologista, Fernando Gameleira; a psicóloga Ana Paula Rios; a terapeuta ocupacional Monique Carla e o fisioterapeuta Caio Rafael.