O Dia Internacional do Celíaco será lembrado no próximo domingo, dia 17, com uma série de atividades na Praia de Ponta Verde. O objetivo é divulgar a doença e proporcionar uma maior interação entre os celíacos, os profissionais que atuam em diversas áreas relacionadas à doença e a sociedade. A programação foi idealizada pela Associação dos Celíacos do Brasil em Alagoas (Acelbra-AL).

A doença celíaca é caracterizada principalmente pela intolerância permanente ao glúten, presente no trigo, aveia, centeio, cevada e malte. É uma doença autoimune, que produz lesões na mucosa do intestino delgado, causando deficiência na absorção dos nutrientes. Estudos internacionais apontam que 1% da população mundial é celíaca. Na última década aumentou no Brasil a consciência sobre a doença celíaca. Afeta em torno de 2 milhões de pessoas no Brasil, mas a maioria dessas pessoas ainda estão sem diagnóstico.

“A doença não tem cura, mas nós celíacos podemos aprender a conviver com as restrições alimentares impostas pela dieta e levar uma vida normal”, explica a presidente da entidade em Alagoas, Maria Eugênia Barreiros.

Próximo ao Alagoinhas, será montada uma feirinha que comercializará alimentos sem glúten, onde será possível, além de adquirir os produtos, fazer degustação e obter orientações da equipe de Nutrição do Cesmac. Além disso, haverá uma aula de educação física, distribuição de informativos da Acelbra sobre a doença e será possível se cadastrar na Associação. “É importante que os celíacos e seus familiares participem da nossa associação, pois só assim poderemos saber quantos somos e ter força para lutar por direitos simples, a exemplo da correta informação da composição dos alimentos nos rótulos e da necessidade de disponibilização dos exames necessários ao diagnóstico na rede pública de saúde”, exemplificou Maria Eugênia.

As atividades terão início às 9h. Até as 12h, a feirinha estará montada com barraquinhas de empresas especializadas como Keltin, Sans Gluten, Natureza Viva, Empório do Grão, Mundo Verde, DellaFrutta, SOS Alergia. O evento também conta com o apoio da Solara e do Cesmac.