Termina no próximo dia 30 de abril o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda para pessoa física. A Receita Federal já avisa que não haverá prorrogação e quem deixar para entregar o documento após as 24 horas do dia 30 de abril estará sujeito ao pagamento de multa, mesmo que não tenha apurado imposto a pagar.
Um balanço da Receita Federal, feito às 8 horas desta segunda-feira (27), mostra que 137.863 alagoanos já entregaram a sua declaração do imposto de renda da pessoa física. Mas revelou também que outros 82.137 contribuintes do estado de Alagoas ainda não prestaram contas com o fisco federal. A expectativa da Receita é que 220 mil declarações sejam entregues em Alagoas até o encerramento do prazo.
Segundo a Receita Federal em Alagoas, o contribuinte teve praticamente dois meses para enviar sua declaração à Receita. Isso é um tempo mais que suficiente. Além do que, com as facilidades implantadas pela Receita, como o rascunho, a declaração preenchida e o preenchimento online do documento, não há justificativa plausível para que o prazo seja estendido.
Tira dúvidas
O contribuinte que ainda tiver dúvidas sobre o preenchimento da declaração poderá agendar visita com o Plantão Fiscal para atendimento no horário das 7 às 18 horas, consultar o Perguntão no site http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2015/perguntao/ ou ligar para o fone 146.
*Com Receita Federal