A uma semana do fim do prazo para entregar os dados da declaração de imposto de renda, cerca de 104 mil alagoanos ainda não acertaram suas contas com o fisco federal. Segundo dados da Delegacia da Receita Federal em Maceió, os contribuintes que não realizarem a entrega podem pagar multa de até 20% do imposto devido.
Até as 8 horas desta quinta-feira (23), a Receita Federal em Alagoas divulgou que registrou a entrega de 115.200 declarações das 220 mil esperadas. Isto significa que, até esta data, a cada 38,5 segundos, em média, um alagoano entregou sua declaração à Receita. Por volta das 9 horas de hoje, a Receita registrou a entrega de uma declaração a cada 6,2 segundos.
Assim, para que os 104.800 documentos restantes sejam entregues no prazo, é preciso que, a cada 6 segundos, em média, um alagoano faça a sua prestação de contas com a Receita.
A Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) deve ser feita através do programa IRPF 2015, que é necessário download do programa em um computador. Na nova versão, não existe mais a obrigatoriedade da opção pelas deduções legais previstas na legislação tributária para contribuintes que pretendam compensar imposto pago no exterior ou no ano-calendário de 2014, ou posteriores, resultados negativos (prejuízos) da atividade rural de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário de 2014.
O contribuinte pode fazer a importação de dados de 2014 para facilitar o preenchimento da Declaração do IRPF 2015. A partir do exercício 2015, ano-calendário 2014, a RFB disponibiliza ao contribuinte a Declaração Pré-Preenchida do IRPF. O arquivo desta declaração, contendo informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais, está disponível para download no Portal e-CAC a contribuintes que possuam certificação digital ou a representantes com procuração eletrônica ou procuração RFB.