Encontro discute ações de segurança para ciclistas

23/04/2015 16:42 - Maceió
Por Agência Alagoas

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) realiza, na próxima terça-feira, dia 28, um encontro para discutir ações que garantam mais segurança para os ciclistas no trânsito. Como primeira iniciativa, o órgão vai colocar a presença física do ciclista nas pistas onde o futuro motorista faz o exame prático para a aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O ciclista será representado por um manequim vestido e com os equipamentos de segurança montado numa bicicleta, numa simulação de tráfego na faixa da direita. Nos próximos dias, através de portaria, o diretor presidente do Detran/AL, Antônio Carlos Gouveia, tornará o respeito ao ciclista uma exigência no teste prático para futuros motoristas em Alagoas.

 “O número de acidentes fatais envolvendo ciclistas é um absurdo. O motorista deve se conscientizar de que não se trata apenas de uma regra de trânsito, mas que a obediência à norma específica representa a preservação da vida. Muitas famílias ficaram enlutadas pelo fato de o motorista não se preocupar com a presença do ciclista, levando em consideração o tamanho e a potência de seu veículo. O Detran de Alagoas está preocupado com esta situação, razão pela qual pede a ajuda dos demais órgãos de trânsito no Estado e das entidades que representam os ciclistas para a ampliação deste debate em prol da vida de centenas de pessoas”, disse Antônio Gouveia.

Trata-se de uma experiência implantada pelo Detran de Pernambuco, cujos resultados são considerados satisfatórios em relação à preservação da vida dos ciclistas. “Não há problema nenhum em se aplicar o que está dando certo pela manutenção de vidas humanas. A ideia é bastante interessante e os resultados mais ainda. Alagoas terá também ações que visem a segurança no trânsito para todos, principalmente ciclistas e pedestres, cujos números revelam que estes estão numa situação bastante vulnerável”, explicou o diretor presidente do Detran/AL. 

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê, no Artigo 201, a distância lateral de um metro e cinquenta centímetros (1,50m) ao passar ou ultrapassar bicicletas. No encontro de terça-feira, além de autoridades ligadas ao trânsito no Estado, representantes de movimentos de ciclistas, familiares de vítimas do trânsito e pessoas sequeladas em consequência de acidentes envolvendo ciclistas.

Hábito

Outra medida a ser adotada pela direção-geral do Detran/AL é o teste do “bafômetro educativo” na Banca Examinadora. Ao final do teste prático para aquisição da CNH, o candidato será convidado a soprar o etilômetro (teste do bafômetro). Certamente, o resultado dará negativo e a intenção não adicionar ou retirar pontos no desempenho do candidato.

“A intenção é criar o hábito no motorista alagoano de que soprar o bafômetro é um procedimento normal e que não deve criar traumas nem constrange ninguém”, completou Antônio Gouveia.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..