Entrevista para o Blog do Carlito Lima

22/04/2015 07:24 - Geraldo de Majella
Por redação

1 - Nome: Geraldo de Majella

2- Idade: 20 a 40 (  )   30 a 50 (  )   40 a 60 (x )  +60 (  )

3- Profissão: Historiador

4- Onde mora (cidade): Maceió-Alagoas

5- O que mais gosta em você: do conjunto, estou satisfeito como sou.

6 - O que menos gosta em você: do desvio do septo.

7- Hobby: caminhar na orla e em trilhas; cinema, leitura, música, passeios, assistir a futebol na televisão.

8- Livros inesquecíveis (3 a 5): Vidas Secas e Memórias do Cárcere (Graciliano Ramos), Poema Sujo (Ferreira Gullar), A Rosa do Povo (Carlos Drummond de Andrade), Morte e Vida Severina (João Cabral de Melo Neto), Cem anos de Solidão (Gabriel García Márquez) e Quatro Séculos de Latifúndio (Alberto Passos Guimarães). 

9- Autores prediletos (3 a 5): Graciliano Ramos, Jorge Amado, José Lins do Rego, Rubem Braga e Carlos Drummond de Andrade.

10- Filmes inesquecíveis (3 a 5): Memórias do Cárcere de Nelson Pereira dos Santos, Zorba, o Grego de Michael Cacoyannis, O Vagabundo, de Charlie Chaplin, Ladrões de Bicicleta de Vittorio de Sica e La Dolce Vita de Fellini.

11- Ator predileto: Paulo Gracindo.

12- Atriz predileta: Fernanda Montenegro.

13- Diretor predileto: Nelson Pereira dos Santos.

14- Músicas inesquecíveis (3 a 5): Foi um rio que passou em minha vida de Paulinho da Vila, Carinhoso de João de Barros e Pixinguinha, Asa Branca de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, Construção de Chico Buarque de Holanda e Chega de Saudade de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

15- Compositor predileto (3 a 5): Chico Buarque, Paulo César Pinheiro, Vinicius de Moraes, Paulinho da Viola, Paulo Vanzolini e Gonzaguinha.

16- Melhor cantor: Nelson Gonçalves e Milton Nascimento.

17- Melhor cantora: Elizete Cardoso e Elza Soares.

18- Viagens inesquecíveis(3 a 5): Palmeira dos Índios, São Paulo, Rio de Janeiro, União das Repúblicas Socialistas Soviética - URSS  e Chile.

19- Grandes figuras da humanidade (3 a 5): Karl Marx, Friedrich Engels, Martin Luther King, Nelson Mandela e Einstein.

20- Grandes brasileiros (3 a 5): Luís Carlos Prestes, Darcy Ribeiro, Marechal Rondon, Orlando Villas Boas, Anísio Teixeira, Gregório Bezerra e Aurélio Buarque de Holanda.

21- Grandes alagoanos (3 a 5): Zumbi dos Palmares, Aureliano Cândido Tavares Bastos, Graciliano Ramos, Jorge de Lima, Jorge Cooper, Teotônio Brandão Vilela, o Menestrel.  

22- Quem merece um ovo podre na cara: Ninguém. O desprezo é mais eficaz.

23- Time que torce: Clube de Regatas Brasil (CRB), Vasco da Gama e São Paulo.

24- Bebida predileta: Whisky e Vodka, quando bebia.

25- Prato predileto: macarronada bolonhesa.

26- Frutas prediletas: pitanga, sapoti, mangaba, caju e manga-rosa.

27- Flores prediletas: rosa, violeta, girassol, cravo, gardênia, orquídeas, maria-sem- vergonha.

28- Programa predileto: Namorar

29- A melhor forma de relaxar: Namorando e ouvindo boas músicas.

30- Uma sabedoria de vida: “Faça como um velho marinheiro/ Que durante o nevoeiro/ Leva o barco devagar”.

31- Programa de televisão predileto: Dossiê Globo News com Geneton Moraes Neto e Globo News Literatura com Edney Silvestre e Claufe Rodrigues.

32- Programa de televisão mais chato: Todos os programas policiais.

33- Último livro que leu ou está lendo: Luís Carlos Prestes, Um revolucionário entre dois mundos, de Daniel Aarão Reis, foi o último que li. Agora estou relendo Ninho de Cobras, do poeta alagoano Lêdo Ivo.

34- Hora de dormir e acordar: Durmo por volta das 23 e acordo às 6 horas.

35- Pior sentimento humano: o ódio.

36- O mais bonito sentimento humano: a solidariedade.

37- Um sonho: Não tenho apenas um sonho, tenho vários. A erradicação da fome e da miséria em Alagoas e no Brasil, viver num país onde a democracia e a renda seja mais bem distribuída e as desigualdades sejam reduzidas entre as classes sociais. Acordo, passo o dia e durmo sonhando nessa perspectiva; às vezes penso ser uma miragem. O sonho e a utopia são irmãos siameses, pelo menos para mim. O jornalista e escritor Eduardo Galeano disse certa vez: “A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar”.

38- Uma frustração: Não é propriamente frustração, é uma constatação. A história não se repete, a não ser como farsa. As esquerdas em alagoana ganharam várias eleições seguidas e não conseguiram consolidar um projeto de governo e muito menos um projeto de poder. A história não perdoa os que erram, e os que perdem o bonde da história ficam plantados na estação. Assim aconteceu com a esquerda em Alagoas. A minha geração nesse aspecto perdeu o bonde.

39- Uma realização: O fato de ter sido pai e fazer o que fiz em 54 anos de vida me tornaram uma pessoa feliz e de bem com a vida. Tenho amigos, bons amigos. Esse capital é importante para quem valoriza amizades. Lutei pela redemocratização do Brasil com o que havia de melhor em mim: a juventude. Tenho consciência de que fui mais um anônimo na multidão, nunca me incomodei com isso; o mais importante, para mim, é que estive no front e hoje posso dizer: “Confesso que lutei”. Tenho uma vida comum, nada especial, sempre me indignando com as injustiças.   

40- Passeio predileto: ir a Penedo, cidade barroca e ribeirinha das Alagoas. Outro passeio predileto é Olinda, cidade coirmã e barroca de Pernambuco. Esses dois lugares são os meus dois cantos preferidos, no Nordeste.

41- Projetos: Estou trabalhando em dois livros e pretendo concluí-los em breve, até dezembro. 

42- Com quem gostaria de trocar de lugar durante um mês? Trocar de lugar não é propriamente o meu desejo. Mas me contentaria em acompanhar, escondido, o dia a dia do ministro da Fazenda Joaquim Levy. Talvez compreendesse melhor as razões do arrocho econômico e como tem sido o diálogo ente Levy e a presidente Dilma Rousseff.  

43- Se ficasse náufrago numa ilha por 6 meses e pudesse escolher um(a) único(a) companheiro(a) de infortúnio, quem escolheria? A minha escolhida é Vânia Regina; com ela posso ficar mais tempo nessa ilha imaginária.

44- Se ficasse invisível por uma hora, onde iria xeretar: A minha opção seria o camarim das passistas do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, no Rio de Janeiro.

45- Quais as prioridades do Brasil: São muitas. Os políticos brasileiros, regra geral, vivem de costas para a Nação. Educação, saúde e segurança pública são as três áreas que as pesquisas de opinião apontam como as reivindicadas pela população. E, mesmo assim, nada de significativo acontece nessas áreas. A sociedade civil está, felizmente, reinventando o caminho para pressionar os governos. Os gritos das ruas e as postagens nas redes sociais têm mudado o comportamento da população em relação aos governantes. Espero que as mudanças apontem caminhos para as transformações concretas e que, acontecendo isso, os mais pobres sejam incluídos na agenda governamental.

46- Quem admira no Brasil de hoje: A minha admiração é pelo antigo; as duas personalidades que admiro são os ex-senadores Pedro Simon e Eduardo Suplicy.

47- Quem admira em Alagoas, hoje: Continuo admirando o ex-deputado e advogado José Costa, o poeta Sidney Wanderley, o antropólogo Edson Bezerra e o anarquista Nô Pedrosa.

48- Existe esperança no Brasil? Claro que existe. “Não vamos desistir do Brasil”. Eu tenho esperança no Brasil, e mais ainda no povo brasileiro. O Brasil é maior que as crises. O Brasil é maior e melhor que os governantes.

49 - Dê um grau de 0 a 10 às seguintes figuras:

       - FERNANDA MONTENEGRO – 1.000

       - DJAVAN – 1.000

       - DILMA ROUSSEFF − 3

       - FERNANDO HENRIQUE CARDOSO − 5

       - HELOÍSA HELENA − 5

       - RENAN FILHO − 3

       - MARINA SILVA − 7

       - ARTHUR CHIORO (Ministro da Saúde) − 4

       - SÉRGIO MORO (Juiz do Petrolão) − 10

       - RUI PALMEIRA − 4

50- Um recado para os leitores da ESPIA.

O meu recado eu quero deixar através de uma música, Preciso Me Encontrar de autoria de dois grandes da MPB, Candeia, compositor carioca e do genial Cartola.

 

Preciso Me Encontrar

 

Deixe-me ir

Preciso andar

Vou por aí a procurar

Rir pra não chorar

Deixe-me ir

Preciso andar

Vou por aí a procurar

Rir pra não chorar

 

Quero assistir ao sol nascer

Ver as águas dos rios correr

Ouvir os pássaros cantar

Eu quero nascer

Quero viver

 

Deixe-me ir

Preciso andar

Vou por aí a procurar

Rir pra não chorar

Se alguém por mim perguntar

Diga que eu só vou voltar

Depois que me encontrar

 

Quero assistir ao sol nascer

Ver as águas dos rios correr

Ouvir os pássaros cantar

Eu quero nascer

Quero viver

 

Deixe-me ir

Preciso andar

Vou por aí a procurar

Rir pra não chorar

 

Deixe-me ir preciso andar

Vou por aí a procurar

Rir pra não chorar

Deixe-me ir preciso andar

Vou por aí a procurar

Rir pra não chorar

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..