O governo do estado pretende entregar ainda este ano as obras de 28 km da rodovia AL-105 em São Luis do Quitunde. A obra foi iniciada em 2010 e tinha previsão inicial de término em dezembro de 2014, mas que não foi concluída.
A obra foi orçada em aproximadamente R$ 40 milhões, por meio de convênio com o Ministério do Tursimo, e é considerada estratégica para o turismo do Estado, já que vai reduzir 32 quilômetros do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares até o município de São Luís do Quitunde, no Litoral Norte de Alagoas. O que significa cerca de 40 minutos a menos, no tempo da viagem. Assim, destinos como Maragogi, Japaratinga, São Miguel dos Milagres e outras praias procuradas pelos turistas e nativos serão localizadas mais rapidamente.
O governador deve se reunir nos próximos dias com o secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mozart Amaral, com a finalidade de definir calendário e liberação de recursos para finalizar os 30% que faltam, para a conclusão. “O que podemos adiantar é que a previsão da conclusão da obras da AL-105 é de mais três meses. A única situação que pode atrasar é o período de chuvas,” ressaltou Amaral.
Nos 28 quilômetros da rodovia, três pontes fazem parte da obra. A primeira, entre o Rio Jequituba, de 54 metros; a segunda de 18 metros, sobre o Rio Piabas, ambas em São Luiz do Quitunde. E a terceira ponte, de 72 metros, sobre o Rio Meirim, em Maceió.