Pré-sal seria um alívio para os governadores Nordestinos

18/04/2015 16:55 - Geral
Por Blog do Bernardino
Image

Dorme há dois anos no gabinete da ministra Carmem Lúcia (STF) a Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a democratização dos royalties do pré-sal ajuizada por Sérgio Cabral, então governador do Rio de Janeiro.

 Para refrescar a memória dos esquecidos, o Congresso aprovou em 2013, quase que por unanimidade, uma emenda à Constituição estabelecendo que os recursos dos royalties do petróleo não deveriam pertencer apenas aos estados e municípios produtores, mas a todas as unidades federativas, indistintamente.

Rio de Janeiro e Espírito Santo foram à Justiça, por serem os maiores perdedores com as novas regras, e a ministra Carmem Lúcia suspendeu os efeitos da decisão do Congresso.

Agora a ministra está sendo pressionada pelos governadores do Nordeste a julgar rapidamente o mérito da questão porque esses royalties são a única luz no fim do túnel que eles enxergam para tirar seus estados da crise.

O governador Renan Filho(PMDB) esteve com um grupo de governadores com a ministra Carmem Lúcia para tentar surfar nessa boa ideia a fim de salvar seus Estados.

acesse>twitter@Bsoutomaior

e-mail Bernardinosm01@hotmail.com

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..