Empresários do Turismo estão inconsoláveis com a saída de Vinicius Lages

18/04/2015 09:22 - Geral
Por Blog do Bernardino
Image

Os empresários do turismo estão inconsoláveis com a mudança no ministério que administra o setor. A troca de Vinícius Lages por Henrique Alves (PMDB-RN) na última semana foi encarada como um gesto irresponsável, considerando as vésperas das Olimpíadas no Rio de Janeiro, no próximo ano.

Com perfil mais técnico e experiência no Sebrae, Lages era visto como um interlocutor que entendia as necessidades e demandas do setor.

Ele teve a capacidade de produzir planos acessíveis e factíveis para dar um salto qualitativo e quantitativo no turismo brasileiro”, diz Roberto Rotter, presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB). “Infelizmente, o governo federal parece não encarar o turismo como gerador de riqueza, mas como moeda de troca”, afirma.

Representantes do setor trabalhavam para manter Lages no cargo desde dezembro, quando os rumores de uma troca na pasta começaram a circular. Buscaram o vice-presidente Michel Temer, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-AL) e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) para falar sobre o tema, sem resultados.

Afilhado político de Calheiros, Lages assumiu a chefia de gabinete do senador.

A saída de Vinicius do Ministério do Turismo foi mal digerida pelos presidentes da Câmara e do Senado, Eduardo Cunha e Renan Calheiros, respectivamente, porque ambos não compareceram à posse de Henrique. Dilma ofereceu a Lages a presidência da Chesf e da Codevasf mas ele recusou a pedido de Renan, que o nomeou de imediato para a chefia do seu gabinete.

O fato de Renan Calheiros nomear Vinícius Lages ontem mesmo como seu chefe de gabinete deixou os peemedebistas com a certeza de que o presidente do Senado não gostou de ver o aliado sair para dar a vaga a Henrique Eduardo Alves. Não há, no momento, nada capaz de satisfazer o senador politicamente.

Depois de engavetar as CPIs contra o governo no Senado, o vice-presidente Michel Temer terá que se virar para aprovar o nome de Luiz Fachin para o Supremo Tribunal Federal. Por mais currículo que o jurista tenha, há quem diga que será aí o troco dos senadores do PMDB contra o governo. Querem mostrar que Renan ali comanda mais do que o próprio Temer.

A equipe do Ministério do Turismo aplaudiu muito mais Vinícius Lages do que Henrique Eduardo Alves.
 Sinal de que o ex-deputado, além do PMDB, terá que conquistar aqueles que ajudaram Lages a consolidar uma boa imagem da pasta.

acesse>twitter@Bsoutomaior

e-mail bernardinosm01@hotmail.com
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..