O encontro do carcereiro com os filhos do preso político

16/04/2015 23:57 - Geraldo de Majella
Por redação

A prefeitura do Recife homenageou, ontem (15), o engenheiro Pelópidas Silveira (1915-2008), numa solenidade realizada no Museu da Cidade do Recife, no antigo Forte das Cinco Pontas. O prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), o ex-prefeito Gustavo Krause, o vice-governador Raul Henry e muitas outras autoridades estiveram presentes ao ato.

Pelópidas Silverira foi prefeito em três momentos da cidade do Recife, sendo o primeiro prefeito eleito em 1955 pelo voto popular. As homenagens fazem parte das comemorações do centenário de nascimento do ex-prefeito.

        A prefeitura do Recife criou o Instituto da Cidade engenheiro Pelópidas Silveira, para pensar a cidade para o futuro, resgatando o planejamento urbano como um legado histórico deixado pelo ex-prefeito, a marca mais importante deixada como gestor público.

        Pelópidas Silveira influenciou várias gerações de administradores e políticos em Pernambuco. Além de prefeito, foi professor na Escola de Engenharia e no curso de arquitetura da Escola de Belas-Artes; também contribuiu como um dos criadores do Instituto Tecnológico do estado de Pernambuco, sendo vice-governador na administração de Cid Sampaio.

        A constituição da Frente do Recife, aliança entre os partidos de esquerda, é um dos seus principais legados. Quando em 1º de abril de 1964 aconteceu o golpe militar, foi preso nas primeiras horas, teve o mandato de prefeito e os direitos políticos cassados durante dez anos e permaneceu preso oito meses e meio.

        Ao sair da prisão reiniciou a sua carreira profissional, como engenheiro consultor da Brasilgás. Só em 1980 foi reintegrado à docência na Universidade Federal de Pernambuco. Em 1981 requereu a aposentadoria.

        Foi na prisão que o então tenente Carlito Lima o conheceu e com ele estabeleceu uma relação de amizade e solidariedade. Essa relação inusitada entre um tenente do exército e presos políticos a todos surpreendia e durou por mais de meio século.

        O capitão reformado Carlito Lima foi convidado pela família de Pelópidas Silveira para participar da solenidade, sendo recebido no antigo Forte das Cinco Pontas com abraços e beijos pelos três filhos do ex-prefeito: a médica Hebe, arquiteta Thaís Silveira e o músico Thales.

         

       

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..