Governo estuda incentivo maior à produção agrícola em AL

16/04/2015 11:53 - Economia
Por Redação com Agência Alagoas
Image

O governador Renan Filho esteve reunido, nesta quarta-feira (15), com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rubens Rodrigues, e diretores do órgão para debater soluções agrícolas no Estado de Alagoas. Uma das alternativas levantadas para enfrentar a crise que abate o setor sucroalcooleiro em Alagoas será trabalhar para aumentar a produtividade das terras na região, visando geração de emprego e renda.

De acordo com Renan Filho, Alagoas perde força econômica por ser um estado importador de alimento. Apesar de ter área agricultável maior do que Sergipe, por exemplo, o estado vizinho produz em volume significativamente maior. “Estamos trabalhando para diversificar as produções. Queremos construir bases sólidas para a produção de sementes no estado com estímulo do governo federal", frisou o governador.

 Diante do cenário apresentado e da perspectiva de que o cinturão verde de Arapiraca receberá água a partir das obras do Canal do Sertão, o governador alagoano solicitou à Conab auxílio técnico e doação de sementes para fomentar a agricultura na região. Na oportunidade, João Marcelo Intini, diretor de Política Agrícola e Informações, sinalizou interesse pela parceria e ressaltou sua equipe técnica irá se esforçar para obter êxito e gerar melhores condições de trabalho ao povo alagoano.

A partir de agora, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pesca e Aquicultura, com o auxílio da Emater e a Conab, irão avaliar as variedades de grãos e sementes com maiores chances de adaptação ao solo e clima do estado. A previsão é de que o processo, que vai da seleção à entrega das espécies, aconteça até meados de junho deste ano. "Temos o compromisso de atendê-los", reforçou o presidente Rubens Rodrigues.

Por fim, o governador deixou o convite ao presidente e à diretoria da Conab para uma visita técnica a Alagoas. Ele também desafiou o órgão e seus técnicos a estimularem a produção de sementes de grãos no estado. "Com os 60 km do Canal do Sertão, o entorno de Alagoas estará irrigado e pronto para receber produção agrícola e, então, fechar a cadeia produtiva estadual", concluiu Renan Filho.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..