Os jovens da terceira turma do programa ViraVida, uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi que resgata meninos e meninas vítimas de abuso e exploração sexual, foram cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine), graças a uma parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi) com a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).

O cadastramento foi realizado na Unidade Sesi Alberto Vasconcellos Nogueira, no bairro do Trapiche. A terceira turma do programa está em fase de conclusão, com a expectativa de formar 70 jovens. Eles, agora, são candidatos a vagas no mercado de trabalho pois, além da qualificação recebida durante o período de atendimento no ViraVida, também possuem carteiras de trabalho.

“É por causa de parcerias como esta que, hoje, contamos com mais de 60% dos jovens de turmas anteriores empregados. Inclusive, por meio do Sine, uma de nossas ex-alunas foi inserida na empresa Alma Viva e conseguiu ser promovida do cargo de operadora de telemarketing para supervisora de atendimento”, disse Vanessa Tenório, analista de Mercado do programa. 

A parceria do ViraVida com o Sine foi firmada em 2014, com resultados expressivos. “O programa ViraVida e o Sesi Alagoas vêm fortalecendo, a cada dia, as parcerias com instituições públicas e privadas para inserção dos jovens no mercado de trabalho, a exemplo do Sine/Semtabes, que tem oferecido ao setor produtivo alagoano um banco de currículos no qual os jovens do ViraVida estão incluídos, o que gerou mais de 20 empregos no ano passado”, concluiu a coordenadora estratégica do programa, Adriana Barreto Gomes.

A diretora de Trabalho e Emprego da Semtabes, Vanessa Beltrão, ressaltou a importância da parceria com o ViraVida. “Nessa ação, foram cadastrados cerca de 60 jovens, que estão sendo acompanhados há um ano, para que eles possam participar das seleções e terem a chance de conseguir um emprego”, disse.