Renan compara Casal e Eletrobras à Algás e diz que faltam investimentos para melhorar setores

31/03/2015 12:26 - Economia
Por Paulo Chancey Junior e Vanessa Siqueira
Image

É notório que faltam investimentos em segmentos econômicos de Alagoas, deixando alguns deles, como a Eletrobras e a Casal, por exemplo, reféns de parcerias para conseguir sobreviver. Durante a assinatura da ordem de serviço para a construção do gasoduto Pilar-Marechal Deodoro, na manhã desta terça-feira (31), Renan Filho fez uma breve comparação entre eles e a Algás afirmando que ambos se tornaram dependentes para conseguir realizar investimentos.

O contraponto foi feito após o governador apresentar os próximos investimentos feitos pela Algás na construção e ampliação de dois gasodutos em Alagoas, que juntos somam R$ 51 milhões. Entre os municípios de Pilar e Marechal Deodoro, será realizada a obra de ampliação do atual sistema de gás na região. Já na próxima semana, Renan irá a Arapiraca para assinar a ordem de licitação para a construção de um gasoduto que levará gás de Penedo a Arapiraca. A obra terá uma extensão de 66 km e está orçada em R$ 40 milhões.

A expectativa do Executivo Estadual é de concluir o processo licitatório do trecho Pilar-Marechal em dois meses e a obra em até 11 meses. Já com relação o trecho de Arapiraca, a expectativa é que ela seja concluída dentro de sua gestão.

Quando se referiu à iniciativa da Algás de promover as obras, que serão custeadas em parte com recursos próprios e contrapartida do Banco do Nordeste, ele mencionou a Eletrobras afirmando que após sua federalização ela “não teve condições nenhuma de fazer investimentos no setor em Alagoas”.

Da mesma forma, Renan se referiu à Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que “há anos não consegue puxar um metro de cano sem o apoio do Estado”, se tornando dependente de investimentos privados para conseguir fazer obras, segundo ele.

“A Algás tem saído na frente. Se todos funcionassem como ela, Alagoas estaria em uma situação diferente”, completou.

Arnóbio Cavalcante, diretor-presidente da Algás, disse que a obra em Pilar é parte do investimento que ocorre em parceria com o governador Renan Filho para aumentar a distribuição de gás. Ele falou ainda da intenção de se aumentar a oferta do combustível encanado também na capital, já que poucos bairros são cobertos pelo serviço.

 “A ampliação em Marechal Deodoro também tem como objetivo fazer com que mais empresas e residências possam contar com gás encanado no estado, que também contribui para o fortalecimento do processo de industrialização”, disse. 

Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..