Pedro Vilela critica “governo sem projeto” e aponta saídas para problemas que afligem o Brasil

31/03/2015 08:31 - Geral
Por Blog do Bernardino
Image

O deputado Pedro Vilela (AL) subiu à tribuna da Câmara nesta segunda-feira (30) para seu primeiro discurso no Grande Expediente. Neto do “menestrel das Alagoas”, Teotônio Vilela, o tucano mencionou o avô e o tio Teotonio Vilela Filho como seus exemplos na vida pública. Durante o pronunciamento, o parlamentar criticou duramente o governo do PT, traçou um panorama dos problemas brasileiros e apontou alternativas.

Avanços patinam

O parlamentar afirmou que aprendeu em casa que o Brasil ainda tem uma grande dívida com seu povo. “Depois de termos inaugurado uma expressiva rede de proteção social no país, ainda no governo do presidente Fernando Henrique, registramos hoje a estagnação da pobreza extrema no país. Paramos de avançar de repente”, destacou.

Vilela afirma que o governo usa a propaganda oficial para dizer que tirou milhões da extrema pobreza, mas faz vistas grossas para o fato de já não conseguir manter sequer o patamar de renda mínima usado como parâmetro pela ONU.

Além disso, o parlamentar aponta que o governo pouco tem feito para garantir aos brasileiros habitação, saneamento, acesso à saúde, mobilidade, empregabilidade e educação. Segundo ele, é preciso acabar com as vergonhosas filas no sistema de saúde e colocar um ponto final no crime organizado e no caos da segurança.

“É hora de fazer um investimento histórico em educação de qualidade, para habilitar o nosso capital humano, e assim sonhar com uma verdadeira mudança no nosso patamar de desenvolvimento”, disse.

Vilela destacou que o país parou de avançar nos rankings de educação, estancou na tentativa de acabar com o analfabetismo e mantém níveis altíssimos de analfabetos funcionais.

Na economia, o grave momento é lembrado pelo deputado como um dos piores já vividos pela nação, com consequências reais como a perca de empregos por causa da derrocada da indústria da transformação e pelo processo de desindustrialização em curso. Ele lembrou ainda que o Brasil apesar de ser a sétima economia do mundo, é a 95ª em renda per capita.

Segundo ele, não dá mais para culpar a crise internacional pelo cenário atual. “Pagamos o alto preço por um governo sem projeto. Não há um projeto de país. Apenas um projeto de poder e, projeto esse, arruinado pela própria arrogância e conveniência de seus interesses”, criticou.

Deputados como o líder Carlos Sampaio (SP), Antonio Imbassahy (BA), Lobbe Neto (SP) e Ricardo Tripoli (SP) fizeram apartes e elogiaram a trajetória e a competência de Vilela.

acesse>twitter@Bsoutomaior

E-mail:Bernardinosm01@hotmail.com

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..