Quebrangulo, Capela, Piranhas,Penedo,Barra,Paripueira,Pindoba,Jequiá e outros...

16/03/2015 17:01 - Edmilson Teixeira
Por Edmílson Teixeira

Quebrangulo

Depois do fechamento do hospital de Viçosa, o próximo agora deve ser o de  Quebrangulo. A informação é do próprio prefeito Manoel Tenório, alegando que a Prefeitura não tem suporte para  bancar tamanha despesas. “Estamos tendo um déficit de 96 mil reais por mês; situação que é tão desagradável, que até mesmo o repasse para a Previdência dos funcionários que atuam no hospital  estamos com dificuldade para manter em dia”, comentou o prefeito. Disse que antes de tomar a medida do fechamento, levará para Maceió uma planilha de como funciona o Hospital em sua cidade, a fim de apresentá-la perante todos os prefeitos na sede da AMA.         

  Manoel Tenório

Penedo

Depois de mais de 50 dias com os braços cruzados, alguns servidores da Saúde resolveram espontaneamente retornar ao trabalho. Eles exigiam melhores salários, além de vantagens que foram cortadas. Por sua vez, o prefeito Március Beltrão não deu bola alguma ao movimento, que para ele, foi um verdadeiro fracasso. “Cortei as vantagens salariais de muitos, porque não estavam cumprindo a carga horária” justificou Beltrão.

Capela

A comunidade que reside na Rua do Alto, um dos mais antigos bairros de Capela, está aliviada agora com uma iniciativa do vereador Dedé Almeida. É que o parlamentar que atualmente exerce a função de diretor do Hospital da cidade foi o responsável pela viabilização do fornecimento de água naquela região, por meio de uma parceria com a família do fazendeiro Vanízio de Moraes que concedeu liberar uma fonte de água de sua terra. Disse Dedé, que o crônico problema de fornecimento de água agora está resolvido, cujo produto não vai ter mais dificuldade de chegar às casas, o que era constante devido às condições geográficas da região. “A água agora vem de cima para baixo; e não de baixo para cima”, brinca, afirmando que dois reservatórios foram instalados no topo do bairro, para o manejo de tratamento e distribuição da água.  

 

 

Barra de Santo Antônio

A comunidade do povoado de Santa Luzia começou a ser beneficiada esta semana, com a implantação de escadaria e pavimentação em diversas ruas. A informação é do prefeito Rogério Farias, que disse que a Prefeitura vem enxugando tudo quanto é despesas, a fim de tocar obras com recursos próprios em diversas partes do município.

Paripueira

São com recursos federais, que a orla marítima de Paripueira vem ganhando uma nova  conotação. “Um amplo serviço de reurbanização vem sendo feito na localidade, a fim de  torná-lo  num verdadeiro cartão postal da região  norte de Alagoas”, comentou o prefeito Abrahão Moura, que dois de uma recente cirurgia no joelho, está voltando ao batente, mesmo se locomovendo com muleta.  

Piranhas

A bela cidade histórica do sertão alagoano sediou de segunda a quinta da semana passada, um grande evento comandado por uma missão espanhola, que está no Brasil. Na verdade ocorreu um seminário de avaliação sobre a convivência do semiárido nordestino, onde contou com a participação de diversas ONGs que lidam no segmento. Participaram também membros do Itamarati, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Ministério do Desenvolvimento Agrário, além da Prefeitura local que  deu todo suporte de apoio.     

Vale do Paraíba

Foi durante reunião de trabalho, na última sexta-feira, que Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), sob a coordenação do diretor Sival Clemente, técnicos e gestores da área de saúde, que compõem a 4ª Região de Saúde, concluíram o plano de ação das Redes de Atenção à Saúde. Com isso, vão ser beneficiados os municípios de Mar Vermelho, Pindoba, Paulo Jacinto, Chã Preta, Atalaia, Cajueiro, Viçosa, Quebrangulo e Capela, todos no Vale do Paraíba.

Maragogi

O governo do Estado mapeou a cidade de Maragogi para instalar uma Unidade de Pronto Atendimento- UPA, a fim de atender uma boa parte da população que reside no litoral norte do Estado. E a boa notícia é que na ultima sexta-feira, desembarcou por lá, um lote de equipamentos e mobiliário que possibilitará o funcionamento daquela Unidade. As UPAs foram criadas com o intuito de estruturar e organizar a rede de urgência e emergência no país, sendo fundamental na estabilização dos pacientes. Viçosa, Penedo, Delmiro e Palmeira são cidades que já contam com esse tipo de serviços.

Encontro

Prefeitos e seus assessores de Finanças e vereadores alagoanos lotaram nesta segunda-feira, o auditório do Centro de Convenções de Maceió. Foram prestigiar o I Encontro entre os Gestores Públicos Municipais e o Tribunal de Contas de Alagoas. Na programação, temas como prestação de contas, fundos de saúde, educação e assistência social; duodécimo; organização dos processos para fiscalização dos municípios e uma mesa redonda sobre os regimes próprios de previdência.Na realidade esse I Encontro, no ponto de vista do Tribunal de Contas de Alagoas, teve como objetivo estreitar os laços com os gestores e capacitar os chefes dos poderes Executivo e Legislativo municipais, secretários, controle interno, contadores que prestam serviços aos órgãos e entidades públicas municipais.

Dengue

Até a última terça-feira, um o Boletim Epidemiológico da Sesau registrara  que 70 dos 102 municípios alagoanos notificaram 2.123 casos suspeitos de dengue, o que não descarta a ocorrência de casos, inclusive nos demais municípios. Em comparação ao mesmo período de 2014, que registrou 1.955 casos, esse resultado indica um aumento de 8,59% no número de casos de dengue. Desses; Inhapi, Major Isidoro, Mata Grande e Ouro Branco estão em situação epidêmica; nove municípios estão em situação em alerta; e 57 em situação sob controle.

Pindoba

Prefeito Maxwell Tenório disse que vem controlando a crise financeira da melhor maneira possível lá em seu município, tido como o menor em termos de população de Alagoas, com apena cerca de 3 mil habitantes, conforme dados do IBGE do ano passado. “A gente tem uma folha de pagamento enxuta, serviço de saúde de boa qualidade; e o melhor: não estamos endividados com o comércio”, comentou. Em contra partida, a cidade de Pindoba, assim como Belo Monte são umas das únicas em Alagoas que não têm acesso por estrada asfaltada, só no barro!

Jequiá da Praia

Sobre aquelas famílias que residem debaixo da ponte, o prefeito Marcelo Beltrão disse  que 38 delas foram retiradas bem antes do acidente da semana passada que resultou na morte de três crianças de uma mesma família, quando uma carreta despencou da ponte carregada de cerâmica. “As famílias que ficaram foi por insistência delas mesmas”, disse Beltrão. Revelou que no município o INCRA está erguendo 157 casas pelo regime de mutirão, e que serão entregues dentro de em breve a todas essas famílias. Prefeitura, INCRA e os moradores se reuniram na última semana, onde ficou decidido que nesses 30 dias serão entregues as 70 primeiras moradias.      

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..