J.Gomes, Viçosa, Batalha, Arapiraca, Pilar,Maribondo e Prefeitos da seca

23/02/2015 19:04 - Edmilson Teixeira
Por Edmilson Teixeira de Lima

Joaquim Gomes, essa foi triste!

Pegou mal para o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Washington Luiz conceder direitos para Toinho Batista retornar ao comando da Prefeitura de Joaquim Gomes depois de mais de dez meses afastado do cargo. A repercussão tem sido a pior possível nos meios políticos.  Toinho Batista como todo mundo sabe, sobretudo depois de sucessivas reportagens na imprensa, com imagens do crime e tudo mais, inclusive destacadas no Fantástico da poderosa Rede Globo, pagava propina para uma tropa de vereadores, a fim de que eles assegurassem seus cambalachos na Prefeitura.

Joaquim Gomes – repercussão

E foi sobre a posição do presidente do TJ/AL, Washington Luiz,  que em seu blog, aqui no Cada Minuto, o jornalista Davi Soares faz um comentário destacando como manchete: “Mandato de Toinho Batista foi devolvido pelo irmão de seu aliado”. Cita sobre a posição do presidente do TJ/AL, Washington Luiz  dando conta de que houve influência de seu irmão Inácio de Loyola, para que o prefeito reassumisse o cargo. É que Inácio (reeleito deputado estadual) foi apoiado por Toinho na eleição passada lá em Joaquim Gomes, quando obteve  863 votos. “A informação é pública, mas por conta das reações adversas que sua exposição pode provocar, só tem sido comentada nos bastidores da política do Estado”. Esse é o trecho da abertura do comentário do jornalista Davi Soares no CM.  

Viçosa

Vereadora Micheline Fernandes está na bronca com a presidência da Câmara. Tudo porque não houve sessão na quinta-feira última. Disse que compareceu aquela Casa, onde lá nem funcionário do órgão encontrara. “Protocolei um oficio solicitando justificativa”. Ela cobra respeito, sobretudo pela falta de comunicação, já que nenhum comunicado chegou a seu alcance, dando conta de que não haveria trabalho naquela data.

Pilar

Prefeito Carlos Alberto Canuto recebe na manhã desta terça-feira na cidade do Pilar, o governador alagoano Renan Filho. É que no município está sendo erguida a Central de Tratamento e Resíduos- CTR, nas proximidades da BR 316. “O governador vem na missão de acompanhar o desenvolvimento desse projeto, que promete num breve espaço de tempo se transformar em modelo em Alagoas”, revelou Canuto.

Maribondo

Sérgio Marques é um nome que vem sendo costurado para disputar a Prefeitura  na eleição vindoura. O jovem empresário que é construtor e com atuação forte em Arapiraca, está animado para enfrentar esse duelo; sobretudo depois da indicação de gente forte da família, que tem interesse de modificar um modelo arcaico de política existente em Maribondo.

Prefeitos

Uma comitiva de prefeitos alagoanos segue nesta terça-feira rumo a Brasília, a fim de mendigar segundo eles, dinheiro junto ao governo federal que venha suprir parte da crise que assola a região por falta d’água.  Mais de 30 municípios estão em situação de emergência devido o fenômeno natural da seca. Os prefeitos buscam apoio para assegurar a manutenção do abastecimento de água por meio de carros pipa.  

Prefeitos- AMA

Nesta segunda-feira, pela manhã houve reunião na sede da AMA entre alguns prefeitos. O plano de trabalho enviado pela Defesa Civil, na ordem de R$ 10 milhões prevê a contratação de 200 pipeiros para abastecer as comunidades e uma empresa de georeferência para controlar via satélite a captação e distribuição da água.

Situação

Sobre a seca no sertão e agreste, a atual “Operação do Exército” dispõe de apenas 166 caminhões para um público estimado de 415 mil pessoas e para a oferta leva em conta a medida de 20 litros por habitante, valor abaixo do que preconiza a Organização Mundial de Saúde. A situação se agrava nas cidades e no campo. Como o abastecimento é prioritário para zona urbana, a economia da região, focada na agropecuária, está em alerta.

Arapiraca

A partir desta quarta-feira, o projeto  “Tela Aberta ao Comerciário” dará início às suas sessões de filmes nacionais e estrangeiros, de curtas e longas metragens. Será  às 19h, na tenda cultural da Praça Luiz Pereira Lima, Centro de Arapiraca. O projeto é uma oportunidade para os comerciários e a comunidade em geral apreciarem a sétima arte de uma forma diferente, ao ar livre. Esta temporada apresenta a Mostra Comédias Contemporâneas, com um painel diversificado de curtas-metragens que utilizam o humor para discutir situações filosóficas, culturais ou comportamentais.

Batalha

Toda uma expectativa gira em torno da reabertura do antigo parque industrial da Camila, em Batalha. É que no próximo mês, deve começar a operar, na sua primeira frase. que prevê a produção de leite pasteurizado pode acontecer antes do que se imagina. Os planos, segundo a CPLA, são para que seu pleno funcionamento entre em ação no mês de abril.

Batalha – aumento

“Fizemos todos os investimentos necessários, recorrendo inclusive a financiamento, para deixar a fábrica em condições de operação. Até o final de março poderemos iniciar o beneficiamento de 40 mil litros de leite pasteurizado. Para isso, estamos esperando apenas que o governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura, aumente o programa do leite em Alagoas”, argumentou o presidente da CPLA, Ademar Monteiro.

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..