Acompanhe o saldo carnavalesco de algumas cidades de AL

18/02/2015 13:52 - Edmilson Teixeira
Por Edmílson Teixeira

Branquinha

O QG do Frevo foi montado pela Prefeitura, às margens do rio Mundaú, local que antes do dia 10 de junho de 2010 era cheio de casas, mas que foram arrasadas pela enchente daquele ano. Muitas pessoas elogiaram a iniciativa da prefeita Renata Moraes, sobretudo porque a região dispõe de um grande espaço para eventos de grande porte. Entre as cidades alagoanas atingidas em 2010 pela enchente, Branquinha foi a única que retirou todos os moradores das margens do rio, garantindo casas para todos eles numa parte bem alta da cidade, batizada popularmente de Morro do Cuscuz.     

Maragogi

Na semana que antecedeu o Carnaval foi discutida em Maragogi entre empresários do setor de Turismo, a questão de circulação de veículos automotores nas praias, carência de efetivo, pertubação do sossego alheio entre outros casos de segurança. O assunto foi tratado com  o novo comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), tenente-coronel Edmundo Filho.

Penedo

Militares prenderam domingo de Carnaval em Penedo, um pai suspeito de violentar a própria filha menor e ainda, de ter tentado matar sua esposa usando uma arma branca. O caso aconteceu no bairro Cacimbinhas, parte alta da cidade. O elemento que foi preso é José dos Santos Silva, conhecido de “Borracha”.

Palmeira dos Índios

Próximo sábado pela manhã, o Ginásio Poliesportivo da cidade será palco da abertura da Campanha da Fraternidade 2015. O evento reunirá fiéis oriundos de quatro estados nordestinos; Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, totalizando 21 dioceses. Em sua 52.ª edição a Campanha da Fraternidade, foi lançada nesta Quarta-Feira de Cinzas em Roma  pelo Papa Francisco. O tema abordado este ano é Fraternidade: Igreja e Sociedade; e o Lema é: “Eu vim para Servir” (Mc10, 45).

Palmeira dos Índios

Todo ano as Regionais da CNBB escolhem uma Diocese para sediar a abertura da Campanha. Em Palmeira dos Índios, além do principal momento que será a Santa Missa de abertura, os 21 bispos já estarão reunidos nesta quinta-feira; e  na sexta-feira, haverá pela manhã, uma entrevista coletiva com o presidente da Regional Nordeste II da CNBB, Dom Fernando Saburido. À noite, acontecerá um importante momento com palestras e debates tendo a participação de bispos, sacerdotes, religiosos, teólogos e leigos representantes de diversas instituições.

Murici

Na terça-feira, o bloco carnavalesco “Azul” desfilou pela sua 71ª vez pelas às ruas de Murici. Figuras importantes do cenário político estavam na festa; como o atual governador Renan Filho ele que já foi prefeito por dois mandatos naquele município; além do presidente do Senado, Renan Calheiros, seu pai. “É uma festa maravilhosa, consolidada e repleta de muita alegria e paz”, comentou emocionado o prefeito Remi Calheiros.

Coruripe

O vereador Hélio Vitalino da Silva (PSD), que integrava a Câmara de Coruripe, morreu em um trágico acidente na noite deste sábado, em um trecho da AL 105, próximo à Coruripe. Ele seguia de Pindorama à Coruripe quando teria perdido o controle do seu veículo, um Fox de cor prata e placa MMI 6529/AL. Hélio Vitalino chegou a ser socorrido e encaminhado para um hospital da cidade, onde morreu devido à gravidade dos ferimentos. Vitalino teria sido eleito em 2012 com 630 votos.

Pilar

Clima de perfeita tranqüilidade tomou conta do Carnaval pilerense 2015; evento que teve início na sexta-feira e só veio findar na tarde desta Quarta-Feira de Cinzas, com o desfile do bloco “Palha Seca” sem nenhuma ocorrência de violência. É que uma super estrutura de segurança foi montada, envolvendo a PM, Polícia Civil e a Guarda Municipal; onde cerca de 100 homens estavam sintonizados nesse serviço. “Só temos é que comemorar”, disse o prefeito Carlos Alberto Canuto que concedeu apoio para 15 blocos de ruas. Até o ano passado, proporcionalmente a cidade era tida como uma das mais violentas do Brasil.  

Girau do Ponciano

Por falar em tranquilidade carnavalesca, o município de Girau está comemorando a proeza de seus foliões que ao longo de toda maratona festiva souberam brincar pra valer, sem perturbar o sistema de segurança. Toda uma estrutura foi montada pela Prefeitura. “Temos muito é que agradecer a Deus” comentou o prefeito Fabinho. Segundo ele, esse foi o melhor Carnaval de toda história de Girau; e  pela segunda vez consecutiva o mais animado do agreste alagoano. “Tudo acontece e dá certo quando temos pessoas envolvidas que se integram e querem o bem da administração e o melhor para população” disse.

Igreja Nova

Sem dinheiro em caixa, foi que pelo segundo ano consecutivo a Prefeitura de Igreja Nova não bancou o Carnaval do povo. Na verdade os tradicionais blocos da cidade fizeram a festa. E como se não bastasse, o povo  amargou no sábado e no domingo  a falta d’água nas torneiras. A Casal empresa fornecedora do produto atribui o  problema a Eletrobras, que com as constante quedas de energia fez com que uma bomba queimasse na adutora Ipiranga.  

Traipu

A animação carnavalesca de Traipu se concentrou mais nas prainhas do Rio São Francisco. Foi lá aonde os foliões vindos de grande parte do agreste alagoano se misturaram com os nativos, a fim de se deleitar no tradicional banho do Velho Chico. “Foi um Carnaval de paz e muita emoção”, comentou a prefeita  Conceição Tavares.

São Luís de Quitunde  

Sem grana para assegurar a estrutura de fazer seu Carnaval, a Prefeitura de São Luís preferiu ficar de fora este ano. A estratégia encontrada foi na questão da garantir apoio aos tradicionais blocos de ruas. A cidade amanheceu a Quarta-Feira de Cinzas assombrada com o volume de chuva; além de trovão e muito relâmpago.

Matriz de Camaragibe

O fechamento do Carnaval de Matriz foi na tarde e noite desta Quarta-Feira de Cinzas com o desfile do bloco Bacalhau na Vara. A Prefeitura montou o QG da Festa, onde todos os dias três bandas subiam no palco, com diferente gosto musical para a grande plateia presente. No Carnaval de Matriz não houve nenhum caso de violência; e a festa teve início desde sexta-feira, 13. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..