Um mutirão foi mobilizado pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) para a execução de uma poda preventiva em uma árvore Gameleira (Ficus elastica), que por decreto é tombada patrimônio natural de Maceió. O serviço foi executado durante três dias e terminou nessa terça-feira (10).
Localizada na Praça do Centenário, a árvore fica no terreno pertencente à Escola Estadual Tavares Bastos, que solicitou a poda alegando risco de queda. Os serviços de poda e supressão de outras árvores no entorno foram executados pela Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum).
O Código Municipal de Proteção ao Meio Ambiente diz que a poda de árvores em vias e logradouros públicos será executada de acordo com as normas em vigor, com acompanhamento de especialista indicado pela Sempma. De acordo com o secretário interino da pasta, Jean Carlos Gomes Ferreira, o serviço da poda nesta árvore era especial.
“Não poderíamos esperar, pois nossos agrônomos constataram que galhos poderiam por em risco a integridade física de quem passava pelo local. Por isso, prontamente, realizamos em parceria com a Slum a execução da poda e supressão de outras árvores do entorno”, destacou Ferreira.
Valdir Martiniano e Artur Frassy, agrônomos e técnicos do Setor de Licenciamento da Sempma, coordenaram os trabalhos para que a árvore não sofresse danos estruturais em seu crescimento. “É importante que a poda seja feita com bastante precisão por se tratar de uma árvore deste porte. Tudo que compõe ela é fundamental para sua sustentação e equilíbrio”, destacou Martiniano. “Já faz algum tempo que ela necessitava de uma intervenção desse tipo para continuar crescendo”, acrescentou Frassy.
Foram mobilizadas durante os três dias, oito podadores e 18 agentes de limpeza. O assistente fiscal da equipe de poda da Slum, Reginaldo Alves, disse que foi feita a eliminação de galhos que poderiam e limpeza. “Com objetivo de abrir a ventilação e dar folga aos veículos que trafegam pela Avenida Fernandes Lima nós realizamos o levantamento de copa”, contou.