Coruripe, Pilar, B.Mata, Mar V. Murici, Matriz, C.Preta, Delmiro e Palmeira

09/02/2015 09:41 - Edmilson Teixeira
Por Edmilson Teixeira de Lima

 

Coruripe

Sexta-feira em Maceió,  o presidente do Sindicato dos Odontólogos de Alagoas, Airton Mota Mendonça se reuniu com uma comissão de cirurgiões-dentistas do município de Coruripe na sede do sindicato. Os profissionais confessaram que estão ameaçados de não receber a gratificação oriunda dos recursos do PSF. Além disso, denunciaram  a questão do Plano de Cargos e Carreira (PCC´s), dos servidores da Saúde,   não implantado até agora. Mota Mendonça, afirmou que enviará ofício para o prefeito Joaquim Beltrão, a fim de que esse tome as devidas providências.

Pilar

O município do Pilar que nesses últimos anos, vinha assuntando o Brasil devido seu elevado grau de violência, sobretudo com casos registrados mensalmente de assassinatos, assaltos e tantos outros, fechou o mês de janeiro deste ano, livre de tudo isso. Uma força conjunta, envolvendo Prefeitura, governos estadual e federal, tem coibido tal situação. “Estamos investindo numa campanha, ao longo desses últimos dois anos, que tende a retomar o clima de paz e amor entre todos os pilarenses”, comentou o prefeito Carlos Alberto Canuto.

Boca da Mata

O Instituto Girassol já conta para este ano, com 320 alunos matriculados no Projeto Academia de Desenvolvimento Juvenil, eles que têm idade entre  sete a 14 anos. O órgão que é uma ONG que conta com o apoio da Petrobras. Para o transcorrer desse ano, já estão formadas dezoito turmas que participarão de cursos de informática, mediação e roda de leitura, dança, apoio educacional (matemática e português), esportes, educação ambiental e música.

Mar Vermelho

Prefeita Juliana Almeida foi a Brasília buscar apoio junto ao Ministério do Turismo.  Comentou que seu município tem se revelado turisticamente em Alagoas, pelo agradável clima frio da região, cuja cidade ganhou referência nesse segmento, com seu tradicional Festival de Inverno. O evento com se sabe, acontece  anualmente destacando atrações musicais de grandes sucessos no Brasil. “Temos que buscar apoio e recursos às ações da pasta do turismo; mas  somente teremos êxito se tivermos ações coordenadas, protocolando projetos, e solicitando apoio da nossa bancada federal que tem sido nossa parceira”, disse  

Murici

A Prefeitura  está implantando o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. O programa é aplicado em parceria com as escolas, e é direcionado para crianças e adolescentes de 9 a 12 anos. “Agradecendo a tenente coronel Valdenize pela atenção e vamos em frente para garantir o bom êxito do projeto em Murici” comentou o prefeito Remi Calheiros depois de recepcionar a equipe do programa na quinta-feira última em seu gabinete.

Matriz de Camaragibe

A desorganização existente na feira-livre  da cidade, motivou o prefeito Marquinhos a reunir na quarta-feira passada no auditório da Câmara de Vereadores, todos os feirantes que atuam no local, a fim de tomar algumas medidas urgentes. O prefeito se comprometeu em zelar a área, garantindo todo apoio possível; mas pediu a compreensão de todos, sobretudo no sentido de cumprir as normas que serão adotadas a partir de então, quanto ao critério de disciplina.  

Chã Preta

Toda uma campanha na cidade de Chã Preta vem sendo articulada, a fim de garantir um número recorde de participantes na “Cavalgada Feminina, Mulheres de Gado”. O evento que entra para a sua 3ª edição ocorrerá no dia 8 do mês que vem. É que há cerca de um mês, que nas redes sociais as organizadoras da festa vêm divulgando a todo vapor.  Uma delas é Rannúbia Venceslau. “Estamos vendendo camisa padronizada de cor rosa ao preço de 30 reais. Com esse valor, a mulher terá direito durante o bate-sela; cerveja, refrigerante, água mineral e caldinho, além do acompanhamento ao longo de todo percurso, do cantor Cicinho do Pandeiro, prometendo animar o clima da festa. A Cavalgada culminará com uma grande feijoada na fazenda do João Quinca”, relatou Rannúbia.

 Delmiro Gouveia

Com o porte de cidade polo do sertão alagoano, Delmiro Gouveia passou a contar  durante todas as quartas-feiras (começando a partir da última) com a Feira Agroecológica Intermunicipal da Agricultura Familiar e Economia Solidária. A iniciativa foi da Cooperativa de Pequenos Produtores Agric. dos Bancos Comunitários de Sementes, com apoio da Prefeitura local. A Cooperativa afirma que a meta é tornar a Feira, uma dinâmica permanente de oferta de alimentos saudáveis – do agricultor direto para o consumidor final, além de promover alternativas de comercialização aos produtos cultivados pelos pequenos agricultores da região.

Delmiro Gouveia- cardápio

A Feira oferece produtos como hortaliças, frutas, queijos, manteigas, doces, ovos, aves, artesanato, mel, bolos, biscoitos, tapiocas, beijus, carne de bode, mudas de plantas, ervas medicinais, entre outros. De acordo com Agamenon, presidente da Cooperativa, os alimentos são provenientes de assentamentos, lotes às margem do Canal do Sertão e grupos produtivos de mulheres do campo – dos municípios do alto sertão alagoano – que são acompanhados periodicamente para garantir produtos agroecológicos.

Milho em Alagoas

Os municípios de Capela, São Miguel dos Campos e Campo Alegre, receberam na semana passada,  técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura. Eles foram visitar aquelas  áreas que poderão ser usadas para o plantio demonstrativo de milho. O trabalho de campo faz parte das ações do Programa do Milho executado pelo governo alagoano. “Nesta primeira fase, foram visitadas as três áreas. Nossa expectativa é ampliar esse número após análise do corpo técnico da Superintendência de Desenvolvimento Agropecuário”, informou o secretário de Agricultura, Álvaro Vasconcelos.

Palmeira dos Índios

A caravana da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios-CARPIL capitaneada pelo seu presidente, Luciano Monteiro visitou na semana passada, o parque industrial da C. Vale  em Palotina no Paraná. Lá estivreram técnicos da Carpil, da Emater, secretarias municipais, representantes de associações de produtores rurais, beneficiários do Crédito Fundiário, de assentamentos indígenas e de cooperativas convidadas incluindo uma do vizinho Estado de Sergipe. Todos conheceram o modelo industrial de produção. A caravana passou oito dias, percorrendo alguns estados brasileiros, na intenção de obter conhecimentos nos órgãos de seu segmento, por meio de parcerias firmadas.

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..