Seguindo a tradição dos últimos 16 anos, o sábado que antecede o carnaval é sempre sinônimo de frevo, gente fantasiada e muita alegria pela orla da Pajuçara e da Ponta Verde. O bloco Pinto da Madrugada trouxe, na edição de 2015, mais de 200 mil às ruas.

Com o tema "O pinto à sombra do Gogó da Ema", em homenagem aos 200 anos da cidade de Maceió, 15 orquestras de frevo –com cerca de 600 músicos-  puxavam os foliões pela avenida na 15ª edição do bloco. A Irreverência foi o grande diferencial da festa. Os foliões esbanjaram criatividade nas fantasias. Super-heróis, personagens infantis, policiais de mentira, passistas, bailarinas, piratas e tantos outros criativos cantavam e dançavam as marchinhas de carnaval.

O sol forte não foi empecilho para os foliões, que entraram no clima e foram para a avenida abusando da criatividade. Um dos destaques da festa foi homenagem feita ao Maestro Manezinho, representado por um boneco gigante.

“Todos os anos venho para o Pinto da Madrugada. A gente sempre combina as fantasias antes e é bem divertido. É bom ter uma opção segura para trazer a família para brincar”, disse a dona de casa, Alana Lima.

O bloco Pinto da Madrugada nasceu de uma associação de amigos, profissionais liberais e professores universitários, independentes financeira e politicamente, cujo principal elo entre os mesmos neste projeto foi, e é, o apego às tradições culturais de sua terra, especificamente aquelas ligadas ao carnaval.

Policiamento

A Polícia Militar (PM/AL) está garantindo a segurança com o esquema com 460 policiais, 21 viaturas, nove motocicletas e ainda, quatro conjuntos da cavalaria. Militares do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRP), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc) também farão a segurança do evento.

Os foliões devem ficar atentos às normas da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) de não utilizar nenhum vasilhame de vidro, além de ficar atentos aos pontos dos banheiros químicos, que estarão dispostos na orla.