O carnaval no interior de Alagoas tem ressurgido das cinzas, depois de quase ser sepultado, os foliões com apoio institucional ou não, retomaram a tradição de organizar blocos de ruas.
A cidade de Penedo é um desses casos onde um grupo de foliões persistiu na organização de um bloco carnavalesco, o Ovo da Madrugada.
O Ovo da Madrugada é um caso de sucesso e há sete anos anima a cidade colonial ribeirinha arrastando milhares de foliões pelas ladeiras mais bonitas e bucólicas de Alagoas.
O batismo feito em praça pública pelos dirigentes do Pinto da Madrugada, irmão mais velho, Eduardo Lira, Marcos Davi e Braga Lira, a cerimonia aconteceu ao som das orquestras de frevos de Penedo e Traipu.
O hino do bloco é uma composição de Luiz Paulo Galvão e os principais organizadores foram e continuam sendo Betinha e Alcides Galvão e Júnior Dantas. A tradição está sendo construída ano após ano.
Os bonecos gigantes são dez e foram confeccionados pelo artista plástico Tadeu dos Bonecos, um pernambucano que adotou a cidade de Penedo há vários anos para viver e trabalhar.
O carnaval no interior de Alagoas vem ganhando novos brilhos e cores. A bola fora de 2015 ficou por conta da prefeitura de Marechal Deodoro que havia criado o Bloco Ninho do Pinto, mas na última hora, o Prefeito anunciou que o Bloco não iria sair, com a alegação de que o município vive uma crise financeira.
Ora, vejam bem: Marechal Deodoro é a cidade alagoana onde há o maior número de músicos e de orquestras, são cinco. E todas de alto nível. Mas quando falta boa vontade tudo é pretexto.
Vamos brincar o carnaval em paz.
Evoé!