A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou, nesta quinta-feira (29), um dado preocupante quanto à incidência do câncer entre os alagoanos. Segundo o órgão, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de que, neste ano, sejam diagnosticados cerca de 4.350 novos casos em Alagoas. Desde total, a predominância fica entre as mulheres: o câncer de mama deve atingir 480 pessoas e o de colo do útero tem estimativa de diagnóstico de 310 novos casos.

Os dados foram divulgados por meio de reportagem publicada na página do Governo do Estado, a Agência Alagoas, no qual o conteúdo faz referência ao Dia Mundial do Câncer, lembrado no próximo dia 04 de fevereiro. Em relação aos homens, a Sesau informa que a estimativa do Inca é de que 510 alagoanos sejam diagnosticados câncer de próstata. A reportagem traz, ainda, um comparativo entre a média nacional da incidência do câncer de mama: entre as brasileiras, a estimativa é de 57 mil novos casos da doença e, destes, 480 devem ser registrados em Alagoas.  

Segundo o oncologista da Gerência de Combate ao Câncer da Sesau, João Aderbal, as ações alusivas ao Dia Mundial do Câncer terão como foco a promoção da prevenção, cuja temática foi definida pela União Internacional de Combate ao Câncer (UICC) para desenvolver ações neste ano. Conforme alertou o médico, é imprescindível que a população adote as medidas preventivas, visto que são efetivas para a detecção precoce.

João Aderbal afirma que a prevenção do câncer é baseada na detecção precoce (prevenção secundária) e na mudança de hábitos pessoais, como a adoção da alimentação correta, prática de exercícios físicos. O oncologista da Sesau alerta também para a necessidade da realização do autoexame da mama e o exame Papanicolau para as mulheres, além da imunização contra o HPV. No caso dos homens, ele orienta sobre o autoexame dos testículos e avaliação da próstata para os homens.

No caso do câncer, a assistência é em Alagoas por meio do Serviço Único de Saúde (SUS) é ofertada nas Unidades de Assistência de Alta Complexidade (Uncacon) e  Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) o serviço de diagnóstico e tratamento de câncer. Essas unidades estão localizadas na Santa Casa de Maceió, Hospital Universitário, Hospital Chama e Hospital Afra Barbosa, além do Hospital do Açúcar, especializado em atendimento pediátrico.