As igrejas alagoanas que seguem a Doutrina Batista iniciaram 2015 buscando, nos estudos da Escola Bíblica Dominical (EBD), o que pode ser resumido como o receituário prescrito por Deus, através de Moisés, para todo aquele que procura paz, saúde, prosperidade e cidadania. Os estudos, em Levítico, Números e Deuteronômio, apontam o caminho que o homem precisa trilhar para apresentar a Deus um culto que Lhe seja agradável.

“As lições deste trimestre levam o aluno a refletir sobre como se aproximar de um Deus santo sendo ele pecador e, ao mesmo tempo, quais as atitudes que deve tomar no dia a dia para alcançar a santidade”, avalia o pastor Guilherme Falcão. Os estudos, segundo ele, “ajudam a descobrir a preciosidade da mensagem que Deus transmitiu aos hebreus quando os livrou da escravidão egípcia e os conduziu em busca da terra prometida”.

Há mais de 20 anos residindo em Curitiba, Guilherme veio a Maceió passar as festas de fim de ano com sua família. Na capital paranaense exerce a profissão de psicólogo. Atua também na área de gerontologia. No ministério pastoral voluntário faz aconselhamento na Igreja Batista de Bacacheri. Ele falou sobre a importância do tema da EBD deste trimestre quando esteve na Igreja Batista Betel, em Jaraguá, domingo (4) pela manhã.

“É muito importante que todos aprendam a Palavra de Deus na EBD. Em Bacacheri, 40% da igreja (cerca de 900 pessoas) participam da escola. Coincidentemente, este é o mesmo número de voluntários envolvidos nos projetos realizados pela igreja. Um deles, o Menor aprendiz, em convênio com o governo federal, envolve a cada semestre 600 adolescentes de regiões pobres de Curitiba”, conta o pastor.

Outro projeto que sua igreja desenvolve é o Policlínica, que em 2014 atendeu 13.242 pessoas de Curitiba e mais quatro cidades próximas. O programa, no qual ele atua como coordenador geral, conta com 20 profissionais cuidando da reabilitação. “Temos também projetos de apoio a famílias enlutadas e o Celebrando a recuperação, que trabalha com vários tipos de compulsões”, disse Guilherme.

Valor da Palavra

A EBD é ministrada nas Igrejas Batistas do Brasil com classes para todas as faixas etárias. Em Betel, o estudo deste domingo – “Um guia para verdadeiros adoradores” – será das 9h15 às 10h15. A lição tem três objetivos: levar o aluno a aprender o valor da Palavra de Deus, ajudá-lo a ser verdadeiramente cidadão do reino de Deus e de sua cidade e levá-lo a entender que as bases para a adoração a Deus – para a vitória em meio às crises e para a verdadeira sabedoria – só podem ser encontradas na Palavra Sagrada.

acesse>twitter@Bsoutomaior

Email:Bernardinosm01@hotmail.com