O Arquivo Público é um patrimônio de Alagoas

07/01/2015 08:15 - Geraldo de Majella
Por redação

 

O Arquivo Público de Alagoas (APA), criado em 30 de dezembro de 1961, no governo de Luiz Cavalcante – portanto, com 54 anos de existência −, vivenciou altos e baixos, sendo por décadas esquecido pelos administradores. Esteve vinculado à Secretaria de Educação, à de Cultura, e atualmente está subordinado ao Gabinete Civil.

O secretário do Gabinete Civil, Fabio Farias, será o responsável pela concretização do trabalho de organização, estruturação e modernização em curso no Arquivo Público de Alagoas, que pertence à estrutura administrativa do Gabinete Civil.

O APA tem o mais significativo acervo de origem administrativa referente ao Poder Executivo de Alagoas; são  quatro séculos, desde a época em que o Estado ainda era uma comarca, e depois província, até os dias de hoje. O Arquivo ainda abriga o projeto “Memórias Reveladas”, que permite à sociedade o acesso a fontes, antes sigilosas, do período da ditadura militar, além do que restou do acervo da Delegacia de Ordem Política e Social (Dops).

Todo esse acervo correu sério risco de ser perdido pelas péssimas condições de conservação e também pela falta de técnicos especializados na organização, conservação e restauração dos milhões de documentos fundamentais da história de Alagoas. São livros, fotografias, jornais, revistas e documentos de vários órgãos da administração pública.

Histórico

Ao final do ano de 2005, um movimento liderado pela Associação Nacional dos Professores de História – ANPUH – Regional de Alagoas, que reuniu historiadores, pesquisadores, profissionais de arquivologia e biblioteconomia, além de outros segmentos envolvidos com a preservação da história de Alagoas, criou o Fórum Pró-Arquivos. O primeiro pleito foi sugerir ao Governo Teotônio Vilela a subordinação do nosso principal Arquivo ao Gabinete Civil, seguindo o exemplo do próprio Arquivo Nacional, que é subordinado à Casa Civil da Presidência da República.

Secretário Fábio Farias, venho a público defender o Arquivo Público de Alagoas e principalmente a politica de organização e modernização dessa importante instituição. Está sob sua responsabilidade a continuidade dessa importante obra cultural, e quero crer será dada continuidade e que em breve os pesquisadores de Alagoas e de qualquer parte do mundo poderão acessar as informações pela internet, como se faz em muitas instituições de pesquisa no Brasil e no estrangeiro.

Há dois marcos na história do APA: a sua fundação e esse período de modernização, no qual os documentos estão sendo e serão ainda mais disponibilizados ao público.

Êxito no seu trabalho.

Fonte: http://www.gabinetecivil.al.gov.br/arquivo-publico

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..