Os números da criminalidade diz tudo: quem mais morre são pobres, negros e jovens em Alagoas.

05/01/2015 11:17 - Geraldo de Majella
Por redação

 

No curto e médio prazo não é possível o governo de Alagoas anunciar redução sustentável nos índices de violência e criminalidade. A persistir a visão tradicional, ou seja, a recusa insistente de pensar a segurança pública como uma política pública e não ações de Guerra onde os comandos militares tem supremacia mesmo quando estão sendo derrotados pela ineficácia da estratégia posta há décadas em prática no território alagoano e nacional.   

         Pelas poucas e sucintas declarações a esse respeito tudo indica que a estratégia continuará sendo implementada. Não tenho nenhuma informação privilegiada, estou fazendo leituras das declarações dos dirigentes da segurança pública.

A Folha de São Paulo http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/01/1570527-morte-de-jovens-negros-cresce-21-em-5-anos-no-pais.shtml,  no caderno Cotidiano, abre manchete Morte de jovens negros cresce 21% em 5 anos no país. “ Além do índice de risco relativo, o IVJ avaliou 288 municípios com mais de 100 mil habitantes em itens como frequência escolar, emprego, renda familiar, morte por causas violentas e desigualdade.

Aqueles em que a juventude está mais sujeita à violência estão concentrados no Norte e Nordeste, e os com melhor índice estão principalmente no Sudeste. Alagoas é onde o jovem está mais vulnerável; São Paulo, onde está menos”.

É sobre esses fatos, a violência homicida, que Alagoas deve se voltar com inteligência e determinação para reposicionar o estado no ranking dos estados mais violentos do Brasil. Ganhar posições nesse “campeonato” macabro não é inteligente falar em economia de energias e recursos financeiros.

Vidas humanas não tem preço, mas numa sociedade como a que vivemos onde a distinção de classe social e cor é tão evidente quanto às mortes crescentes na epidemia a que se encontra mergulhado o estado de Alagoas e outros.   

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..