A ‘importância’ da corrupção

09/12/2014 07:35 - Voney Malta
Por Voney Malta

Tudo que é importante tem uma data comemorativa. Dia Internacional da Mulher, das mães, de combate a isso e aquilo, da Santa tal, enfim. A questão da corrupção não poderia receber tratamento diferente. Eis que hoje (9) é o Dia Internacional Contra a Corrupção. Parabéns a todos pelo dia. Especialmente aqueles que fazem do combate a esse câncer o seu ofício.

Mas eis que essa data aparece num dos momentos mais importantes da história do Brasil, que são os fatos relatados por envolvidos diretos no crime de corrupção da Petrobras, partidos e políticos da situação e da oposição, além do setor privado.

Antes de qualquer coisa, erra quem pensa que a corrupção existe apenas no setor público. De jeito nenhum. Também existe no privado e no nosso dia a dia quando nos relacionamos com alguns representantes do Estado.

É importante que compreendamos que o esquema de financiamento político revelado na Petrobras existe há décadas e se repete nos governos estaduais e nas prefeituras, nas Assembleias e nas Câmaras de Vereadores. Não sei por onde começou, se lá em cima ou aqui embaixo.

Ou alguém duvida que exista ou existia mensalinho na relação entre perfeitos e vereadores, governantes e deputados? Não duvide. É se observamos que quando os parlamentares não são atendidos não há quórum para votação, matérias são retiradas da pauta de votação, vetos são derrubados, por exemplo.

O fato é que são muitas as empresas privadas que participam do esquema e alimentam essa máquina. Os Poderes – especialmente o Executivo – gasta bastante para funcionar, para se manter e realizar obras. Milhares e bilhões em dinheiro.

Sempre existiu e nunca vai deixar de existir, mas é preciso combater e punir a corrupção que enriquece e dá mandatos aos desonestos. Também é importante discutir e mudar a forma de financiamento das campanhas eleitorais.

Não acredito que – como alguns pensam – acabar com a reeleição irá ajudar a combater a corrupção, ou mudar a forma e/ou o sistema de governo. Antes de qualquer coisa, precisamos amadurecer o que de tão novo temos, que são a democracia, o voto direto, e eleições livres a cada dois anos.

E viva o Dia Internacional Contra a Corrupção e todos os que lutam contra ela, especialmente aqueles que gostam de dinheiro e ficam longe da política.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..