Servidores do Judiciário Federal em Alagoas realizaram um ato público, na manhã desta quarta-feira (19), para engrossar a manifestação nacional que visa pressionar os deputados federais e senadores para aprovar o Projeto de Lei 7920/2013 que pretende estabelecer um reajuste salarial da categoria.
Em Alagoas, o movimento se concentrou em frente ao prédio das Varas do Trabalho, na Avenida Assis Chateaubriand, no Centro. Paulo Falcão, presidente do Sindicado dos Servidores do Poder Judiciário Federal e do MPU em Alagoas (Sindjus), explicou que há oito anos os servidores não recebem reajuste salarial, o que causou uma defasagem de 60%.
A manifestação reuniu servidores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Justiça Federal e também do Ministério Público da União.
O Projeto, que se encontra em tramitação no Congresso Federal, prevê um reajuste salarial de 56%, valor a ser pago em seis parcelas dividas durante três anos. Apesar do ato público, nenhum serviço atendido pelos funcionários federais foi paralisado.
Falcão ressaltou que no estado não houve tempo hábil para fazer o comunicado de paralisação, mas em outros estados do Nordeste os serviços foram suspensos. A proposta dos servidores com o ato é reunir resultados em cada estado para serem analisado durante uma assembleia geral, marcada para o dia 30.
A expectativa é que o PL seja aprovado até dezembro, no entanto o representante do Sindjus não descartou a possibilidade uma paralisação geral.