A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), quer a colaboração do maceioense na seleção dos locais que integrarão o roteiro de apresentações do Encontro Internacional de Coros de Alagoas 2014 (Encoral 2014), em dezembro próximo. Mais de 60 espetáculos acontecerão por toda a cidade espalhando os cânticos típicos do Natal e o clima de harmonia e esperança que caracterizam os festejos de final de ano.

O Encoral tradicionalmente reúne coros de Maceió e de outros países para um grande encontro. Este ano, a programação está ainda mais inovadora com a realização do momento festivo sendo espalhada por toda a cidade. “É como se Maceió inteira fosse tomada pelas centenas de vozes que fazem os nossos corais”, explica a diretora artística do encontro e maestrina do Coral do Instituto Federal de Alagoas (Coretfal), Fátima Menezes.

A seleção dos bairros e dos locais onde os corais se apresentarão será feita em parceria com a comunidade que indicará, por meio de formulário eletrônico disponível aqui, os locais onde quer ver as apresentações dos corais. As propostas poderão ser encaminhadas até a próxima quinta-feira (20).

Terão preferência na seleção, logradouros que tenham pelo menos uma parede de fundo e cobertura para receber os corais. Escolas públicas, instituições culturais, pontos de cultura, templos religiosos, associações de bairro e praças públicas são exemplos desses lugares.

A pretensão da FMAC é que todas as Regiões Administrativas de Maceió sejam contempladas na programação transformando os bairros em um grande circuito de corais. Instituições públicas como secretarias municipais e escolas também receberão os grupos.

Encoral 2014

Para realizar o Encoral 2014, a Fundação Municipal de Ação Cultural conta com recursos do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), a partir de emendas parlamentares. Estas emendas de autoria dos então deputados Rui Palmeira e Célia Rocha foram transferidas para seus respectivos suplentes, Alexandre Toledo e Francisco Tenório, quando os autores da proposta se afastaram para disputar as eleições de 2012.

Alexandre Toledo e Francisco Tenório mantiveram as emendas que, além do Encoral, viabilizaram outras duas ações de incentivo a cultura alagoana – o intercâmbio cultural para a cidade de Lucca, na Itália; e o II Simpósio Itinerante de Educação Musical Especial.