A tarde deste domingo (14) marca o último dia da 16º edição da Mostra Sururu de Cinema Alagoano, que conta com 39 obras audiovisuais, entre curtas e clipes, desde quarta-feira (10). 

Com o tema “Trama Alagoana”, a mostra homenageia a atriz Aline Marta Maia, que, este ano, foi premiada como Melhor Atriz Coadjuvante no 53º Festival de Cinema de Gramado. 

Além disso, a mostra, que já exibiu filmes premiados como Alice, de Gabriel Novis, e Ajude Os Menor, de Lucas Litrento e Janderson Felipe, segue com a programação gratuita no Centro Cultural Arte Pajuçara. 

A carta de curadoria, lida por Leonardo Amorim, Caio Praças e Erika Santos, demonstra a força e a fase de potência do cinema alagoano, que transita por vários caminhos. 

“Apostamos na construção de sessões que não priorizam uma temática ou coerência formal, mas se deixa seguir pelo ritmo da diferença. Adotamos uma mescla de linguagens, agrupando obras que jogam com o documentário e a ficção mais e menos tradicionais. Filmes feitos via editais, filmes resultados de oficinas de formação, filmes feitos porque precisavam ser feitos; filmes do interior do estado e filmes do litoral”, diz um trecho da carta.

Leitura da Carta de Curadoria na sessão Maresia Emaranhada. Foto: Madu Cardoso

Além da exibição dos filmes e clipes, o público também pode conferir a exposição ABC do filé e Avesso da Trama, que mostra os bastidores das produções locais.

Confira a programação do último dia da mostra

16h: conversada com a homenageada Aline Marta Maia com mediação de Ticiane Simões

18h: homenagem e cerimônia de premiação

Festa de encerramento no hall do Arte Pajuçara com caldinho de Sururu e DJ Goodson

Programação da Mostra Sururu. Foto: Madu Cardoso.

*Estagiária sob supervisão da editoria