As comemorações aos 125 anos da Proclamação da República aconteceram, neste sábado (15), em Marechal Deodoro, para onde foi transferida a sede administrativa de Alagoas. Quem conduziu as solenidades foi o governador em exercício do Estado, desembargador José Carlos Malta Marques.
Em homenagem à memória do proclamador do República brasileira, o governador deixou uma coroa de flores na estátua de Marechal Deodoro da Fonseca. Após o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, foi oficializada a transferência da sede administrativa.
Em seguida, o governador assinou diversos decretos, entre eles incentivos fiscais pra indústria e regulamentação do ICMS para pessoas portadoras de deficiência física, visual, mental e autistas, além de despachos rotineiros.
“O cargo de governador traz consigo grandes emoções, porque possibilita, dentre outras coisas, uma solenidade como essa. Eu que sempre me defino como matuto, quando saio da capital e venho para o interior, me sinto mais em casa” discursou o José Carlos Malta, que é presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas.
O prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Mateus, agradeceu ao governo do Estado pelo evento, que deverá continuar em outras gestões, já que foi estabelecido em lei. “Quero dizer que hoje estamos mais uma vez muito felizes, porque estamos recebendo o Governo do Estado. E recebendo de uma forma especial e carinhosa mais um sertanejo para essa terra”, disse o prefeito, em referência a José Carlos Malta, natural de Santana do Ipanema.
O secretário de Estado da Infraestrutura, Marcos Vital, e o secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, também participaram das solenidades.
Governador interino
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) assumiu interinamente o Governo do Estado na tarde de sexta-feira (14). José Carlos Malta fica no comando do Executivo até o próximo dia 19, em virtude do afastamento do governador Teotônio Vilela por recomendação médica, e da impossibilidade de o vice e de o presidente Assembleia Legislativa assumirem, por questões de ordem pessoal.