Alagoas vai disputar três medalhas, neste sábado (15), na final dos Jogos Escolares da Juventude que acontece desde o dia 5, na cidade de João Pessoa. O voleibol feminino (Colégio Anchieta) e o basquetebol masculino (Colégio Marista de Maceió) vão lutar pelo 1º lugar na modalidade e o handebol masculino (Escola Estadual Margarez Lacet) joga pela medalha de bronze.

Os jogos Escolares da Juventude é a maior competição escolar do Brasil – na categoria entre 15 a 17 anos. Participaram desta edição, 134 atletas alagoanos, que competiram em modalidades individuais e coletivas.

As competições da categoria coletiva começaram na última terça-feira (11). De lá pra cá, as equipes disputaram com fortes adversários e tiveram destaque - cada um na sua modalidade.

Para o professor Pedro Hermes, do basquete masculino, a expectativa, desde o início, é levar o título pra casa. “Fizemos um trabalho intenso com o objetivo de sermos campeões; a nossa equipe joga junto desde os 13 anos de idade”, disse. A disputa do basquete será com a equipe de Rondônia.

A equipe do vôlei feminino de Alagoas disputa o primeiro lugar com Sergipe. Na avaliação do professor de vôlei, Silvio Leonardo, as meninas estão preparadas para a final. “Jogamos com equipes muito boas e elas deram conta; a nossa equipe tem altura e tem sintonia em quadra”, afirmou.

O Handebol masculino está sendo representado pela Escola Estadual Margarez Lacet. A equipe joga neste sábado com a equipe do Colégio Cean, do Acre. Para o professor da modalidade, Eduardo Proffa, a equipe tem potencial para conseguir o melhor resultado. “A equipe embora tenha uma estatura menor do que outros atletas, mas por característica tem uma força defensiva muito boa; perdemos no ano passado e esse ano resgatamos a vontade de lutar novamente”, disse Eduardo.

Os Jogos Escolares da Juventude é uma iniciativa pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e conta com atletas de idade entre 15 e 17 anos. Cerca de 4.700 pessoas estão envolvidas no evento, entre competidores, dirigentes e técnicos de 26 delegações.