A Coordenação de Doenças Crônicas, ligada à Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), preparou uma vasta programação para o Dia Mundial do Diabetes, promovido em 14 de novembro. Este ano, o tema será “Vida Saudável e Diabetes” e nesta quinta-feira, a partir das 9h, a equipe realizará ações de prevenção e controle da diabetes na unidade do PAM Salgadinho.

No local, haverá aferição de glicemia capital e palestra com educador físico, que abordará a importância da atividade física para prevenção e controle da diabetes.

A coordenadora de Doenças Crônicas, especialista em nutrição clínica e mestra em epidemiologia dos agravos nutricionais Renata Moura informa que em todas as atividades, a recomendação é que as pessoas participem usando roupas na cor azul, que é a cor do Dia Mundial e Nacional do Diabetes.

O Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, foi instituído pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1991, e conta com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que em dezembro de 2006 assinou resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial.

O diabetes mellitus é hoje um dos maiores problemas de saúde em todo o mundo. Atualmente, mais de 250 milhões de pessoas convivem com a doença, mas espera-se que este número chegue a 380 milhões em 2025. O Brasil ocupa a 4ª posição entre os países com maior prevalência de diabetes: são 13,7 milhões de pessoas, e muitas ainda nem foram diagnosticadas.

Além do fator genético, o diabetes é uma doença totalmente ligada ao estilo de vida adotado. Uma pessoa com alimentação desequilibrada, rica em gorduras, carboidratos, açúcares, produtos industrializados e pobre em vegetais, legumes e frutas tem mais propensão a desenvolver o diabetes. Sedentarismo, obesidade e tabagismo também são fatores de risco e, juntos, contribuem para o aparecimento da doença.