A Prefeitura Municipal de Traipu vai protocolar nesta semana na Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) uma requisição de melhorias na qualidade da água destinada ao consumo dos traipuenses. A medida é motivada por diversos problemas encontrados pela Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco (FPI) no tratamento e distribuição de água no município.

Um levantamento feito pela equipe de saneamento, abastecimento de água e esgotamento sanitário da FPI apontou que a água distribuída no município não estava sendo tratada com adição de cloro e remoção de impurezas. Após tomar conhecimento da situação, a prefeita Conceição Tavares decidiu solicitar, oficialmente, providências à Casal.

“A distribuição de água é uma das minhas prioridades. Desde o ano passado estamos solicitando à Casal melhorias no abastecimento da cidade e dos povoados. Conseguimos há poucos dias a ampliação da Estação de Tratamento, o que é muito bom. Mas fiquei preocupada ao saber que ainda existe algumas falhas no processo de tratamento”, explica a prefeita.

Desde junho deste ano a Prefeitura Municipal de Traipu trabalha na elaboração de seu Plano Municipal de Saneamento Básico e será um dos primeiros municípios da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco com sistema de saneamento básico, que inclui promoção da racionalização do uso da água, da coleta e do tratamento dos efluentes domésticos e resíduos sólidos.

“Estamos investindo em saneamento básico para preservar o meio ambiente e também para melhorar a saúde pública. Aliado a isso, precisamos ter água de boa qualidade. É por isso que faremos esse pedido de melhorias no tratamento e distribuição”, afirma Conceição Tavares.