A cada dez segundos, uma pessoa morre no mundo em consequência do diabetes, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Com o aumento do número de diabéticos, crescem também os casos de retinopatia diabética que é a complicação causada pela doença e que atinge a estrutura dos olhos, podendo levar a cegueira. Com o objetivo de melhorar esses dados, o Instituto da Visão realiza no próximo dia 22 o “Mutirão para prevenção da Retinopatia Diabética”.

O diagnóstico da doença é dada quando os vasos da retina ou do nervo óptico não conseguem trazer os nutrientes para o fundo do olho e por consequência há formação de vasos anormais que levam ao sangramento, podendo causar embaçamento da visão e deslocamento de retina.

As vagas são limitadas e fichas para a realização dos procedimentos acontecem no dia da ação.  O mutirão é destinado exclusivamente para pessoas diabéticas e que deverão estar portando CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

A ação acontece na Unidade Social do Instituto da Visão, na rua Joaquim Nabuco, 180, no bairro do Farol, das 8h às 12h.