Apesar da crise que assola os municípios alagoanos por conta da redução do Fundo de Participação dos Municípios (PPM), a V Festa Literária de Marechal Deodoro está confirmada. A edição deste ano acontecerá entre os dias 12 e 15 deste mês e terá como tema e homenagem o cantor alagoano Djavan.
De acordo com o prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus, a administração do município reconhece a dificuldade financeira, mas não poderia deixar de promover o evento que tem se destacado no calendário nacional e para que isto fosse feito, fez uma adequação.
“O momento financeiro não é propício para realização de festas, mas não poderíamos abrir mão da Flimar. A festa sempre acontece entre setembro e outubro, mas diante das atuais condições, faremos uma junção com a Proclamação da República e garantimos uma grande festa”, afirmou.
Matheus lembrou ainda, que o evento trará diversos turistas, mas a cultura local será quem mais ganhará com a feira literária. “A Flimar entrou para o calendário local e nacional da literatura. Irá trazer muita gente para a cidade, mas os estudantes locais já respiram isso. É de grande importância que a população local entenda a necessidade de se incorporar ao evento”, apontou.
Outro que reforçou a importância do evento foi o secretário de cultura de Marechal Deodoro, o escritor Carlito Lima. “Desde que fui convidado a ser secretário de cultura pelo prefeito, ouvia falar dessa festa que existia, mas deixou de acontecer. Então, estamos trabalhando para que a cada ano ela ganhe corpo e possa trazer o melhor da literatura brasileira para cá, no nosso quintal. Grandes nomes estarão aqui prestigiando e contribuindo com a Flimar”, disse.
Como acontece tradicionalmente, o evento que acontecerá entre os dias 12 e 15 de novembro terá palestras, mesas de debate, oficinas com escritores locais e nacionais, além da grande atração musical, o cantor Leonardo, que irá encerrar o evento.
Porém, o grande destaque do evento será a homenagem da organização da Flimar ao cantor alagoano Djavan. Durante meses os alunos das escolas de Marechal Deodoro produziram cerca de 500 contos baseados em canções do artista e que serão apresentadas durante o evento.
“A Flimar ela tem como objetivo contribuir para a ampliação do conhecimento a literatura, promovendo claro a diversão do público. Neste ano, a ideia foi homenagear uma grande personalidade da cultura brasileira e que é alagoano como a gente”, finalizou.
A programação do evento pode ser encontrada no site www.marechaldeodoro.al.gov.br/flimar
*Colaborador