O secretário estadual de Saúde, Jorge Villas Bôas determinou a criação de um grupo de servidores da pasta para compor um grupo técnico que terá a finalidade de fazer o eventual enfrentamento do vírus Ebola. A portaria está publicada na edição desta segunda-feira (03) do Diário Oficial do Estado.

Diante dos casos já confirmados da doença e dos cuidados que vários estados brasileiros vêm tomando para que não haja avanços do vírus no país, a Secretaria Estadual de Saúde resolveu designar um corpo técnico para atuar de forma preventiva em Alagoas.

Segundo a portaria, o Ministério da Saúde e o Estado de Alagoas necessitam dispor de informações epidemiológicas atualizadas para identificar precocemente as emergências de relevância estadual e/ou nacional, estabelecendo parcerias com os estados e os municípios para a sua investigação, em busca de respostas adequadas e oportunas, com o objetivo de monitorar e avaliar as intervenções a serem implementadas, com maior efetividade.

Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) determinou estado de emergência sanitária mundial, visto a inexistência de tratamento terapêutico para o vírus.

Compõem o grupo: Antonio de Padua Cavalcante, do gabinete do Secretário, Sandra Tenório Accioly Canuto, representando a Superintendência de Vigilância à Saúde; Marlene de Souza Lima, do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde; Celi Silva do Nascimento do Laboratório Central de Saúde Pública; Cleide Moreira da Silva, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica; Carlos Eduardo Lyra Filho, da Diretoria de Vigilância à Saúde do Trabalhador; Rogério Barboza da Silva, da Diretoria de Atenção Hospitalar e de Urgência; Lucas Barreto Casado, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência; João Carlos de Melo, do Serviço de Verificação de Óbito/UNCISAL; Maria Rosileide Batista Alves, do Hospital-Escola Helvio Auto/UNCISAL e Márcio Herbert Marques Costa, da Coordenadoria Setorial de Gestão Administrativa e Logística.