Após a denúncia de moradores do Francês, em Marechal Deodoro, sobre o suposto abandono de um homem doente que agonizava há cerca de três dias em um matagal, a Secretaria de Saúde do município informou, nesta terça-feira (28), que o paciente foi encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE).

Em nota, o Secretário de Saúde do Município, Augusto Cesar Andrade Cruz Filho, informou que o homem é morador de rua por opção e dependente químico e que sempre foge aos tratamentos oferecidos pela rede municipal.

“Por diversas vezes este paciente foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento do Francês, além do Hospital 24 horas e ainda no Hospital de Doenças Tropicais - HDT em Maceió. Mas ele sempre abandona o tratamento e deixa o local de internamento. Seu último internamento foi na Comunidade Nova Jericó, que trata de dependentes químicos. Mas também fugiu”, informou o secretário em nota.

Confira nota na íntegra

A respeito das informações divulgadas na imprensa sobre um homem deitado nos fundos do antigo posto de saúde no povoado do Francês em Marechal Deodoro, informo que de acordo com o Secretário de Saúde do Município, Augusto Cesar Andrade Cruz Filho, trata-se de um morador de rua por opção e dependente químico.

Ainda segundo o secretário, por diversas vezes este paciente foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento do Francês, além do Hospital 24 horas e ainda no Hospital de Doenças Tropicais - HDT em Maceió. Mas ele sempre abandona o tratamento e deixa o local de internamento. Seu último internamento foi na Comunidade Nova Jericó, que trata de dependentes químicos. Mas também fugiu.

A equipe da Secretaria de Assistência Social localizou seus familiares. Mas ele se nega a viver com eles. O proprietário de uma pousada no Francês lhe ofereceu um local de moradia. Mas ele também recusou. 

Mesmo assim tem sido acompanhado pela equipe do Programa de Saúde da Família - PSF do Francês, mas também se nega a tomar medicação. Quando a equipe do PSF tomou conhecimento sobre seu paradeiro por volta das 14h30 da tarde desta segunda-feira, ele foi removido em uma ambulância da prefeitura de Marechal Deodoro até o Hospital Geral do Estado, HGE, onde ele permanece internado - até o momento - aguardando vaga no HDT.