Regulamentado por meio de decreto presidencial desde 2008, o horário de verão terá início a partir das 00h do próximo domingo, 19, e seguirá até o dia 15 de fevereiro de 2015. A medida visa diminuir o consumo de energia e, assim como tem ocorrido nos últimos anos, Alagoas não está entre os estados que precisarão a adiantar os relógios em uma hora.
O horário será válido para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, afetando dez estados e o Distrito Federal. A medida é adotada nesta estação pelo fato de os dias serem mais longos, devido à posição da Terra em relação ao Sol. Isso faz com que as luzes sejam acesas mais tarde, e faz dessa medida uma forma eficiente de se economizar energia.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a mudança do horário permitiu, no ano passado, uma economia de R$ 400 milhões. O órgão explica também que, com uma hora a mais de luz natural, a demanda no horário de pico diminui 2.065 MW no subsistema Sudeste/Centro-Oeste e 630 MW no subsistema Sul, correspondendo a uma redução de 4,6% e 5,0%, respectivamente.
O horário de verão só se aplica nas regiões mais afastadas da Linha do Equador. Já para as regiões mais próximas desse ponto, os dias e as noites têm a mesma duração durante todo o ano, fazendo com que essa prática alcance resultados menores ou até mesmo não alcance vantagens em economia.
Histórico
A ideia foi lançada em 1784 por Benjamim Franklin, político e inventor americano, quando ainda não havia luz elétrica. De início, não teve muita aceitação por parte do governo dos Estados Unidos. De fato, o primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha, em 1916, em plena Primeira Guerra, para economizar os gastos com carvão.
No Brasil, o primeiro horário de verão foi realizado entre 1931 e 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, com duração de cinco meses. A prática vem sendo adotada sem interrupções desde 1985, com algumas diferenças nos estados e períodos de duração.
Somente em 2008, o decreto 6558, durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, definiu as datas para a mudança de horário e fixou a duração da medida em quatro meses. Desde então, a medida ficou regulamentada para o mês de outubro, se estendendo até fevereiro.










