Santa Luzia do Norte

Administrando a Prefeitura, o prefeito João Pereira (PT) está mais perdido de que cego em tiroteio. Este mês, na quarta-feira, que antecedeu a eleição, a Câmara de Vereadores chegou afastá-lo acusado de doar um terreno público a um familiar sem os crivos do Poder Legislativo. Mas na segunda-feira seguinte, reassumiu o cargo, ancorado numa Liminar da Justiça. Na cidade, o que se comenta é que o veterano prefeito não tem afinidade com administração pública; é mal assessorado, razão de não se relacionar até agora com os nove vereadores que compõem a bancada legislativa. Cometa-se muito que seu vice, Luciano Fragoso tem  articulado estratégia junto com os vereadores, a fim de cassar o mandato do chefão.

União dos Palmares     

Apesar de um pacotão de denúncias sobre improbidade administrativa, fato  vergonhoso que até foi noticiado no programa Fantástico da Rede Globo; o prefeito Beto Baia que por sinal é do PT, continua comandando a Prefeitura. Toda revolta em União dos Palmares, tem sido atribuída a nossa Justiça; que ao que parece espera que o mandatário do Executivo conclua seu mandato, a fim de depois tomar uma posição sobre o caso.

Barra de Santo Antônio

O presidente do TJ/AL, desembargador José Carlos Malta Marques, determinou a imediata paralisação do movimento grevista deflagrado pelo Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas, no município de Barra de Santo Antônio, e autorizou o desconto na folha salarial de todos os participantes. O descumprimento da decisão está sujeito ao pagamento de multa diária no valor de R$ 10.000,00.

Barra de Santo Antônio- ação

 De acordo com o município, autor da ação contra o movimento grevista, em agosto de 2014 foi assinado, junto ao Ministério Público, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que exigia de seus servidores vinculados à Estratégia Saúde da Família o cumprimento integral da carga horária de 40 horas semanais, fato que teria gerado insatisfação na categoria, que, a partir de então, passou a buscar formas de pressionar o poder público. 

Pilar

Vereador Tayronne Henrique vem liderando um movimento, a fim de pressionar a Casal  a justificar os motivos que têm gerado um  descaso sem igual no serviço de abastecimento d´água na cidade. Por meio de documento via plenário da Câmara, está encaminhando a solicitação do presidente da Casal, a comparecer numa sessão pública para esclarecer detalhes do tal problema.

Prefeitos

Uma grande articulação está sendo orquestrada em Brasília pela Confederação Nacional dos Municípios, a fim de sensibilizar a todos os prefeitos do Brasil, a trancar as portas de suas prefeituras na próxima quarta-feira. Motivo: sucessivas quedas do repasse do Fundo de Participação dos Municípios. O curioso é que a presidenta Dilma pouco tem ligado para os municípios; encarada até como o pior governo de todos os tempos nesse sentido, conforme relato da CNM, mas uma grande parte dos prefeitos alagoanos torce para que ela permaneça no poder.   

Culminância

Essa manifestação que está sendo articulada nacionalmente pelos prefeitos, culminará aqui em Alagoas com um evento que vai ocorrer segunda e terça-feira da semana que vem, na Barra de São Miguel. Trata-se do “Diálogo Municipalista”, evento que visa preparar os prefeitos para os últimos anos de mandato. Na verdade será um seminário que entra para a sua terceira edição e que traz  como tema: “Os caminhos para enfrentar a crise”. Na programação, os prefeitos irão participar de palestras sobre o movimento municipalista, sobre o Sebrae, além das orientações sobre as medidas para o enfrentamento da crise.

Orientação

Para o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Jorge Dantas, o evento é importante para capacitar os gestores e trazer conhecimentos técnicos. O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, que também estará presente no evento, garante que o encontro é a hora de unir esforços para fazer valer as pautas municipalistas.

 Palmeira dos Índios

Empresário Ricardo Vitório está articulando entre amigos, uma grande festa, a fim de comemorar os 2.716 votos alcançados pelo candidato Francisco Tenório lá em Palmeira; Tenório que foi eleito na sigla do PMN com o apoio de 24.757 eleitores para deputado estadual. “O amplo apoio que recebemos dos palmeirenses nesta eleição, foi fundamental para alcançarmos essa conquista” disse emocionado Francisco Tenório. “O  Chico ganhou uma referência em nosso município, graças a seu empenho na qualidade de deputado federal; cargo que exerce atualmente, onde tem viabilizado emendas importantes para o setor de saúde, entre outros” afirmou Ricardo Vitório.

Coruripe

O vereador Mesaque Padilha (PMDB) foi eleito presidente da Câmara Municipal, através de chapa única, para o biênio 2015/2016, cuja posse será no dia primeiro de janeiro, juntamente com os outros três membros da mesa diretora. Mesaque, que se associou às homenagens aos vereadores, por ocasião do Dia Nacional do Vereador, no dia primeiro de outubro, ressaltou, que “são os legisladores municipais que têm contato direto com o cidadão e sabem dos problemas da cidade”.