O resultado das eleições será conhecido somente neste domingo (5), mas de acordo com o novo cenário apresentado pelas pesquisas divulgadas nas últimas 24 horas, Renan Filho (PMDB) continua na liderança e pode conquistar mandato de governador de Alagoas já neste primeiro turno. O que significa que o candidato Benedito de Lira (PP), que passou as últimas semanas falando em “virada”, ainda luta contra o favoritismo do adversário do PMDB.
Quando discursava exaltando a inexistente reviravolta nas intenções de voto, o candidato do PP certamente tinha em mãos os números de pesquisas de consumo interno, ferramentas básicas na estrutura das campanhas. Mas talvez Biu tenha optado pela estratégia do otimismo para melhorar o desempenho e conquistar mais votos. E chegou a afirmar que venceria em primeiro turno.
A pesquisa do instituto Exatta, contratada pela TV Pajuçara e divulgada nesta sexta-feira (3), indica a ampliação da vantagem de Renan Filho de 13 para 25 pontos percentuais, em relação ao desempenho do segundo colocado Benedito de Lira, na pesquisa anterior do mesmo instituto, divulgada em 4 de setembro.
No levantamento do Ibope, contratada pela TV Gazeta e também divulgada ontem, essa vantagem de Renan Filho sobre Biu foi diminuída de 17 para 15 pontos percentuais, em relação à última pesquisa do Ibope, de 11 de setembro. Mesmo assim, os novos números do Ibope garantem ao peemedebista a perspectiva de vitória em primeiro turno com 54% da preferência do eleitorado, conforme simulação de contagem apenas do que representaria votos válidos.
E na manhã deste sábado (4), foram divulgados os últimos números da pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais e Econômicas (Ipespe), contratada pelo portal TNH1, que apontam para a duplicação da vantagem que Renan Filho registrava sobre Biu no levantamento do mesmo instituto divulgado em 18 de setembro. A diferença saltou de nove pontos percentuais para 18, entre as pesquisas registradas no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE) sob os respectivos protocolos AL-00014/2014 e 00020/2014.
Nesta pesquisa mais atual do Ipespe, Renan Filho pontuou 42% e Benedito de Lira 24%. Júlio Cezar teve 4% da preferência do eleitor, Mário Agra 3% e os demais candidatos não pontuaram. Leia mais clicando aqui.