Dilma tira votos de Marina e a crise com o PMDB

26/09/2014 08:19 - Voney Malta
Por Voney Malta

Diretores do Ibope avaliam que o crescimento da candidatura da presidenciável Dilma Rousseff se deu por uma fuga de votos da candidata Marina Silva. O último levantamento divulgado na terça-feira mostra a presidente com 38% contra 29%.

Em relação à pesquisa anterior Dilma tinha 36% e Marina 30%. Aécio Neves manteve o mesmo patamar da pesquisa anterior, 19%. Faltando apenas nove dias para a eleição, só um milagre levará o tucano ao segundo turno.

Bom, o Ibope avalia que a queda da ex-senadora não causa surpresa alguma. Ela foi inflada pela emoção, comoção e empolgação causadas pela morte de Eduardo Campos. O que não significa que será derrotada na disputa no segundo turno. Aliás, numa simulação as duas empatam com 41%.

Portanto, previsão de disputa acirrada no segundo turno. Certamente que a maioria dos votos antipetistas irá migrar para Marina. Outro problema começa a tomar corpo: Uma ação da PF contra o candidato a governador do Maranhão, Edison Lobão, pode fazer Dilma pagar o pato.

Na quarta-feira (24), no aeroporto de Imperatriz, a PF abordou o candidato do PMDB – maior partido aliado -  e sua comitiva. Fortemente armados e sem que apresentassem mandado judicial, buscavam dinheiro de campanha não-declarado. Nada foi encontrado.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, não tinha conhecimento da operação, mas terá que dar uma explicação aos líderes do PMDB. O vice-presidente da República e candidato à reeleição, Michel Temer, e o presidente do Senado, Renan Calheiros, reagiram duramente.

O temor agora é que a turma de Sarney no Maranhão opte por outro presidenciável. E isso já ocorreu no passado. Uma operação da PF destruiu a candidatura de Roseana Sarney à presidência. Uma ação da PF invadiu a empresa do marido dela e lá encontrou cerca de um milhão.

Fotos foram divulgadas, enfim. Nessa época o PMDB apoiava José Serra para presidente. Revoltado, Sarney culpou Serra e, junto com outros caciques, votou em Lula. Tem gente achando que a ação da PF foi montada por simpatizantes do PT.

No Maranhão que lidera as pesquisas é Flávio Dino (PCdoB). Ele é apoiado por dissidentes petistas que decidiram não seguir o apoio oficial a Lobão, o candidato de Sarney. Caso esse caos na relação PT e PMDB não seja solucionado, o caldeirão da política vai ferver ainda mais.

 

 

e mail – vfamalta@ig.com.br

Facebook – Voney Malta

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..