Uma análise sobre as pesquisas Exatta e Ibope

15/08/2014 08:25 - Voney Malta
Por Voney Malta

Nenhum especialista em campanha eleitoral ficou surpreso com os números apresentados nas pesquisas realizadas em Alagoas pelos institutos Exatta e Ibope. De certa forma os números atuais confirmam os das pesquisas feitas para consumo interno dos comitês.

Mas ninguém pensa em situação imutável por conta das diferenças apresentadas para o governo, senado e presidência. É um retrato, uma tendência. E com o início da propaganda eleitoral gratuita na próxima semana é que os números atuais poderão ser consolidados. Ou não.

Ambas as pesquisas batem no que é essencial, ou seja, em quem está na liderança. Na Exatta Renan Filho com 16 pontos na frente de Biu. No Ibope são 23. Collor tem 7 de dianteira sobre Heloísa na Exatta e 17 na do Ibope.

É sabido que em pesquisas distintas os números variam. Entretanto, o que considero mais importante é quem está na liderança, especialmente se isso ocorre acima da margem de erro e, mais importante, com boa margem de vantagem.

É que as colocações de Collor e Renan apresentam a musculatura de um grupo político que não só manteve a unidade da base aliada, mas também se encorpou com o apoio de prefeitos e lideranças políticas vinculadas aos adversários – PSDB, PP, entre outros –, além dos movimentos sociais.

Ou seja, do ponto de vista que vai além dos números, a Frente de Oposição está consolidada. Collor e Renan Filho, por exemplo, têm a mesma base eleitoral, do litoral ao sertão. Além disso, ambos acertaram na escolha do vice-governador, Luciano Barbosa, e dos suplentes para o Senado, Renilde Bulhões e Severino Leão.

Um fato que também aparece como fundamental para o grupo político, e especialmente para o senador petebista, foi a decisão do STF que o inocentou em dois processos sobre supostas denúncias de irregularidades durante o período em que foi Presidente.

Com dois atestados de que é Ficha Limpa, conseguiu consolidar apoios entre prefeitos e deputados tucanos, pepistas, petistas e entre lideranças sindicais. Some-se a isso a grande aprovação de Dilma e Lula em Alagoas que está beneficiando positivamente Renan, Collor e aliados.

Agora é aguardar pela propaganda eleitoral gratuita. Faltam menos de dois meses para o dia da eleição.

Acredito que o quadro atual não será modificado. Tempo de propaganda, soma de apoios e nenhum fato que possa ir de encontra a qualquer uma das candidaturas são essenciais numa disputa.

Facebook – Voney Malta
e mail – vfamalta@ig.com.br

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..