Com o objetivo de garantir e fiscalizar o cumprimento da política de defesa dos direitos dos idosos em Maceió, o Conselho Municipal do Idoso (CMI) realizou nesta quarta-feira (13) a eleição das cinco representantes de organizações não governamentais, que atuarão na gestão do Conselho no biênio 2014-2016.

Venceram o pleito por maior número de votos, a Casa para a Velhice Luiza de Marillac, a Associação Pestalozzi de Maceió, o Abrigo São Vicente de Paula, a Associação Comunitária Interparoquial do Planalto Jacutinga e a Pastoral da Pessoa Idosa.

A eleição aconteceu no horário de 9h às 12h, na Casa dos Conselhos. Participaram do pleito as dez instituições habilitadas para concorrer uma cadeira no Conselho Municipal do Idoso. No processo eleitoral, cada organização não governamental votou em cinco candidatas. As instituições mais votadas irão compor, junto com outros cinco representantes do poder público, o conselho até 2016.

A presidente da mesa eleitoral e coordenação-geral de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa da secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Ana Carolina Andrade, destacou a importância da participação das entidades. “Essa é uma oportunidade para que as instituições participem na construção da política de assistência ao idoso. Como órgão paritário, o Conselho deve ter representação da sociedade civil organizada, avaliando e fiscalizando também o cumprimento da política municipal de proteção ao idoso”, destacou Ana Carolina.

“Para a Política de Assistência Social, os Conselhos são de grande importância para garantia de direitos. O Conselho Municipal do Idoso tem fundamental importância na gestão, uma vez que é um órgão fiscalizador e consultivo e nos ajuda a trabalhar para assegurar a cidadania da pessoa idosa, criando condições para a garantia de seus direitos. Esperamos que os novos membros possam continuar contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas voltada a pessoa idosa”, ressaltou a secretária de Assistência Social de Maceió, Juliana Vergetti,

Josefa Oliveira, presidente da Associação Comunitária Interparoquial do Planalto Jacutinga, uma das entidades vencedoras da eleição e que atende a 140 idosos no bairro da Chã da Jaqueira, ressalta a importância das instituições que trabalham com idosos participem do Conselho. “Além dos recursos que irão ajudar as entidades e da experiência que iremos adquirir, o principal é que iremos defender os direitos dos nossos idosos”, disse a presidente da associação.

As dez instituições que desenvolvem atividades com pessoas idosas no município de Maceió e participaram do pleito foram: Abrigo São Vicente de Paula, Associação Comunitária Interparoquial do Planalto Jacutinga, Associação Pestalozzi de Maceió, Casa para a Velhice Luiza de Marillac, Centro Social do Idoso São Francisco de Assis do Paraíso do Horto, Fundação Brasil de Apoio ao Idoso (Funbrasil), Instituto de Melhor Idade, Instituto São Jerônimo, Pastoral da Pessoa Idosa e a Sociedade Beneficente Lar Assistencial Nossa Senhora Mãe dos Pobres – Nosso Lar.