Na manhã da última quarta-feira (30), uma ação educativa chamou a atenção de motoristas e pedestres na avenida Assis Chateaubriand, em Maceió. A iniciativa, promovida pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), marcou o início do movimento Maio Amarelo na capital alagoana. O objetivo foi conscientizar a população sobre atitudes seguras no trânsito por meio da distribuição de brindes e orientações educativas.

Durante a ação, agentes do DMTT abordaram condutores com orientações sobre o uso do cinto de segurança, os perigos do uso do celular ao volante, e os riscos da ingestão de bebida alcoólica antes de dirigir. A campanha nacional Maio Amarelo tem como foco a redução dos sinistros de trânsito por meio da mudança de comportamento da sociedade.

“Hoje estamos aqui com essa campanha, denominada Parada Legal, com o objetivo de orientar os condutores em relação à redução dos sinistros de trânsito. Estamos às vésperas de um feriado e iniciando o Maio Amarelo. Nosso foco é reforçar orientações básicas que todos conhecem, mas precisam ser constantemente lembradas”, afirmou o agente de fiscalização Eduardo Freire.

Além dos agentes, quem passava pelo local também aprovou a iniciativa. A arquiteta Emanuele Ribeiro foi abordada durante a blitz educativa e destacou a importância de ações como a realizada no Pontal da Barra. “É de extrema importância para nós, condutores de pequenos e grandes veículos, e também para os pedestres. A segurança no trânsito deve ser primordial para todos nós”, declarou.

A ação na avenida Assis Chateaubriand foi a primeira de uma série programada para o Maio Amarelo em Maceió. Estão previstas novas blitz educativas, palestras e atividades em escolas e espaços públicos. A meta do DMTT é reforçar, ao longo de todo o mês, a importância da responsabilidade no trânsito e contribuir para que todos possam voltar para casa com segurança.

André de Alcântara Costa, diretor-presidente do DMTT, destacou a importância do movimento para a sociedade. "Um mês do ano dedicado a conscientização. Mas é um mês em que reforçamos que o que é passado deve ser aplicado e replicado em todos os dias do ano. O Maio Amarelo é sobre salvar vidas, garantir o bem-estar das pessoas e o bom convívio de todos. Esse é um trabalho que executamos diariamente, durante todo ano. Se cada um fizer a sua parte, teremos um trânsito mais seguro para condutores e pedestres", destacou.