Cerca de 280 alunos da Escola Municipal Maria Julia de Albuquerque, em Limoeiro de Anadia, participaram nesta quarta-feira (06/08) das ações de prevenção à hanseníase e verminoses promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A campanha, aberta na segunda-feira, dia 4, prossegue durante toda a semana e é voltada aos alunos de 5 a 14 anos da rede municipal de ensino.

Em tom lúdico, um animador infantil repassou à criançada as noções básicas de higiene que são fundamentais para a prevenção das verminoses. Entre elas, lavar as mãos com água e sabão, principalmente depois que usar o vaso sanitário e antes das refeições; manter as unhas sempre limpas e cortadas; andar calçado; utilizar o banheiro para fazer suas necessidades; beber água filtrada ou fervida; lavar bem os alimentos antes de comê-los.

Profissionais das Coordenadorias do Programa Saúde na Escola (PSE), Vigilancia epidemiológica,e a Enfermeira Ligia coordenaram a administração  de medicamento Albendazol 400mg, para o tratamento das verminoses.A Enfermeira Lígia Carla ,da Unidade Básica de Saúde Maria Celina ,também fez avaliação física da garotada para detectar possíveis casos de Hanseníase entre os alunos.

Também foram distribuídas cartilhas educativas sobre as doenças, sintomas e formas de prevenção, e proferida palestras sobre o tema da campanha, com as coordenações da Vigilância Epidemiológica e a enfermeira Mariana Louise (PSE).

Presente ao evento, a secretária municipal de Saúde, Nelita Rodrigues, destacou que este ano a Prefeitura de Limoeiro de Anadia optou pela realização da campanha nas escolas, seguindo orientação do Ministério da Saúde, como forma de atingir um maior número de crianças atendidas e por ser o local onde elas passam a maior parte do tempo.

“A parceria entre a Saúde e a Educação foi fundamental para que Prefeitura atingisse os objetivos da campanha. Por isso, quero agradecer o envolvimento de professores, diretores e coordenadores pedagógicos. Com esse apoio, sem dúvidas, o resultado é muito mais satisfatório”, disse.

Lenita Rodrigues lembra ainda aos pais e responsáveis que eles têm um papel decisivo no combate e prevenção às doenças, observando seus filhos e orientando-os para a adoção de hábitos saudáveis de higiene.

“A verminose, que é tão comum entre as crianças e adolescentes, pode ser muito prejudicial, pois causa apatia, falta de apetite e compromete a aprendizagem e todo o seu desenvolvimento. Por isso é importante a participação de todos”, disse a secretária, acrescentando que tanto o diagnóstico quanto o tratamento das referidas doenças podem ser realizados em qualquer Unidade Básica de Saúde de Limoeiro.

O evento contou com a participação da coordenadora do Programa Saúde na Escola, Mariana Louise, enfermeiros, agentes de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem do município.