Prefeito capelense recebe homenagem nesta 5ª-Feira

30/07/2014 14:34 - Edmilson Teixeira
Por Edmilson Teixeira
Image

 

Prefeito de Capela, Eustaquinho Moreira será homenageado nesta quinta-feira,31, à noite pelo Jornal Tribuna Independente, durante o lançamento de seu  IV Anuário Destaque Empresarial. O  evento  que acontece no Museu Téo Brandão em Maceió, visa garantir estímulo por meio de divulgação; ou melhor, colocar nas vitrines, empresários e  gestores públicos, que  têm se destacado ao longo dos últimos 12 meses, em Alagoas, na busca de meios inovadores que têm  gerado emprego e renda. Sebrae, Caixa Econômica, Braskem, Federação das Indústrias, Ademi/AL, Sindiscon, Singal e OCB/AL são os parceiros da grande festa.     

 

Os méritos atribuídos a Eustaquinho Moreira, único prefeito contemplado nesta edição, deve-se ao fato de ter retirado o município do CAUC (O SPC dos municípios junto ao governo federal). A tarefa foi executada logo nos seus primeiros meses de administração, com apoio da bancada de vereadores; sobretudo para que  as dívidas milionárias com INSS, FGTS, Pasep, Eletrobras, Casal; além de  tantas outras pendências  herdadas de governos anteriores, fossem negociadas dentro da Lei. Por conta dessa atitude ousada, foi que Brasília agora abriu suas portas por meio de Emendas Parlamentares, destinando um pacote de cerca de13 milhões de reais, para execução de obras e mais obras no município.  

 

Outra virtude alcançada por Eustaquinho Moreira,  foi a de resgatar  junto ao IBGE e Iteral, a alíquota do FPM. É que esse repasse federal caíra por questão de desleixe do governo passado, de 1.2% para 1.0%; o que vinha  gerando uma perda mensal de cerca de 200 mil reais para os cofres do município. “Hoje Capela vive um momento histórico. Nunca se fez tanto, em tão pouco tempo” argumenta otimista Eustaquinho Moreira, que ávido  para garantir a geração de emprego e renda; trouxe como parceiros, órgãos do porte do Sebrae/AL e Caixa Econômica Federal. 

 

Quando assumiu a Prefeitura, o número de microempreendedores individuais encontrados era de apenas 97 pessoas,  mas  em seu primeiro ano de trabalho, essa quantidade pulou para  214.  Houve também um significado aumento da formalização de empresas, totalizando hoje 87%, além de um  incremento no número de fornecedores e cadastro de novas empresas  no setor de compras junto a Prefeitura. Transparentemente  não se tem um setor público em Capela, como Educação, Saúde, Saneamento Básico, Segurança, Moradia, Estrada, Transporte, Esporte, Lazer, Cultura, entre tantos outros; que nesses 19 meses de governo não foi beneficiado;  via ações administrativas que se espalham por toda parte urbana, povoados e as mais diversas áreas rurais.   

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..