O período relativo à Copa do Mundo 2014 levou 490 mil turistas à Brasília, segundo estimativa do Ministério de Turismo. Muitos deles, além de comparecerem aos jogos do Mundial, também aproveitaram para visitar alguns dos principais pontos turísticos do Distrito Federal. Além dos locais mais famosos, como a Catedral Metropolitana, a Torre de TV, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional, um dos pontos mais apreciados foi o edifício do STF(Supremo Tribunal Federal), uma das relevantes obras assinadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer na Praça dos Três Poderes.

O fluxo de visitantes foi tão alto durante o torneio que o programa de visitação foi ampliado até o final do mês de julho. Isso significa que, além das tradicionais visitas de fim de semana, também durante os dias úteis os visitantes poderão conhecer as dependências do tribunal, das 13h às 18h.

Segundo dados da Assessoria de Cerimonial do STF, entre 1.º de junho e 14 de julho deste ano, cerca de 3 mil pessoas de diversas localidades do Brasil e do mundo visitaram o Tribunal. O programa de visitação foi interrompido apenas em dias de jogos do Brasil e em dias de jogos em Brasília.

Durante a semana, os grupos são de no máximo 50 pessoas a cada hora. Nos finais de semana, o horário é das 10h às 15h30, com grupos saindo de meia em meia hora. O itinerário da visita inclui informações sobre a Praça dos Três Poderes e sobre a estátua “A Justiça”, localizada em frente ao edifício-sede. Além disso, o visitante conhecerá o Hall dos Bustos, onde poderá apreciar quadro de Massanori Urigami, o Salão Nobre, onde são recebidos chefes de estado, o Plenário e o Salão Branco. A sala da Presidência pode ser visitada aos finais de semana.

Os visitantes são acompanhados por um servidor treinado e capacitado para expor e informar sobre a história institucional da Corte, assim como o mobiliário e as peças de arte do acervo histórico. A visita dura cerca de 50 minutos. Nos dias úteis não são permitidos trajes esportivos e é necessário o agendamento prévio de no mínimo 5 dias de antecedência. Aos finais de semanas e feriados (e também durante o período especial de Copa), essas exigências não são necessárias.

Congresso

Os números são também positivos para o Congresso. Entre 12 de junho e 13 de julho, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal – que mantêm um programa de visitação conjunta – receberam 2.430 visitantes de outros países. Em julho do ano passado, mês de grande procura por visitas, em razão das férias, a instituição recebeu 632 visitantes estrangeiros.

A maioria dos visitantes vem de países da América do Sul. Entre os sul-americanos, a Colômbia lidera a lista, com 564 pessoas. A Argentina vem em segundo, com 292 visitantes, seguida pelo Equador, com 144.

Na América do Norte, os Estados Unidos encabeçam a fila, com 242 pessoas. E a França é o país europeu com mais visitantes ao Congresso Nacional no período: 193.