Em mais uma ação para o fortalecimento e valorização dos artesãos alagoanos, a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) em Alagoas, garantiu a compra de dois caminhões para dinamizar a comercialização dos produtos feitos por esses profissionais. A concessão assegura aos artesãos não apenas a venda de seus produtos mais facilmente e com credibilidade, como também maior visibilidade frente à cadeia produtiva e os consumidores.
Um dos veículos é o caminhão-loja, devidamente equipado e adequado para expor e comercializar produtos. Dessa forma, os artesãos alagoanos dispõem agora de uma loja de artesanato itinerante dentro e fora do Estado, percorrendo os municípios na busca pela consolidação e expansão da produção artesanal em nível nacional. O investimento da Seplande na aquisição dos veículos foi de aproximadamente R$ 345 mil, oriundos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e do Distrito Federal (Proinveste).
De acordo com a diretora de Design e Artesanato da Seplande, Dyslene Teles, os municípios de Maragogi, Barra de São Miguel, Piranhas, União dos Palmares e pontos turísticos de Maceió foram escolhidos como rotas para a inauguração do caminhão-loja, que tem previsão para iniciar suas atividades no final do mês de julho.
Para a secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana, esse é um passo muito importante para ampliar a inserção e o destaque dos artesãos alagoanos dentro do segmento produtivo.
“Antes, não tínhamos acesso às feiras mais distantes e a impossibilidade de uma viagem aérea, por conta do custo, acabava nos limitando muito. Com a chegada dos caminhões, vamos levar uma maior diversidade de produtos e continuar garantindo a visibilidade que o artesão alagoano já vem conquistando”, afirmou.
Caminhão-baú
Responsável pelo transporte dos produtos para feiras e eventos, o caminhão-baú já tem seu primeiro destino e data definida. Chega ao Recife no dia 1º de julho para a composição da FeneArte – Feira de Artesanato de Pernambuco, que acontece entre os dias 2 e 12 de julho, onde cerca de 450 peças artesanais feitas em Maceió e em sete municípios alagoanos serão colocadas para comercialização. Estarão sendo expostas na FeneArte peças de Filé, escultura de cerâmica e madeira, Palha de Bananeira e Ouricuri, rendedê, entre outras tipologias.
A entrega dos caminhões é uma das ações da Seplande dentro do Programa Alagoas Tem Pressa.